Convivências e rede(s): culturas, linguagens e tecnologias na educação

243 METODOLOGIA DE PROJETOS DE APRENDIZAGEM ASSOCIADA À GAMIFICAÇÃO: RESSIGNIFICAÇÃO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA Fabrícia Py Tortelli Noronha1 Luciana Backes2 RESUMO: O capítulo aborda a ressignificação da prática pedagógica na construção dos conhecimentos de programação, por meio da metodologia de projetos de aprendizagem associados aos elementos dos games, no contexto da disciplina de Lógica de Programação e de Linguagem de Programação I do IFRS. A discussão se dá acerca das potencialidades da metodologia no processo de ensino e de aprendizagem de programação, a partir das interações entre sujeito e objeto de conhecimento em congruência com tendências contemporâneas. É um estudo de natureza qualitativa que faz uso da pesquisa-ação. Os dados foram produzidos nas interações para a aprendizagem expressas nas: falas, produções dos educandos e recortes do diário de campo dos educadores. Assim, a transformação no ambiente educacional se deu com a alternância dos papéis entre educando e educador, instigando o protagonismo e o engajamento num contexto de construção colaborativa e cooperativa, bem como reencantando os educandos pelo conhecimento de programação e potencializando a construção do conhecimento nas disciplinas de LP e LPI. Palavras-chave: Projetos de aprendizagem. Gamificação. Prática pedagógica. Algoritmos. 1 Doutora em Educação pela Universidade La Salle, membro do Grupo de Pesquisa COTEDIC UNILASALLE/CNPq e Tecnologia da Informação Aplicada à Educação do IFRS, Professora do Instituto Federal do Rio Grande do Sul – IFRS. E-mail: fabricia.noronha@poa.ifrs.edu.br. 2 Pós-Doutorado em Science Social pela Université Paris-Descartes – Paris-V (estágio pós-doutoral CAPES), Doutorado em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos e em Science de l’Éducation Université Lumière – Lyon 2 (Bolsa Colégio Doutoral Franco-Brasileiro). luciana.backes@unilasalle.edu.br DOI: https://doi.org/10.29327/5457639.1-15

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