Convivências e rede(s): culturas, linguagens e tecnologias na educação

Metodologia de projetos de aprendizagem associada à gamificação: ressignificação da prática pedagógica 244 1 INTRODUÇÃO A ressignificação da prática pedagógica para a construção do conhecimento de programação é tratada por meio da metodologia de projetos de aprendizagem (PA) associada à gamificação, desenvolvida na pesquisa de Noronha (2022). A pesquisa de tese emerge do contexto do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) e está vinculada ao Programa de Pós- -Graduação em Educação, na linha de pesquisa Culturas, Linguagens e Tecnologias na Educação e ao grupo de pesquisa COTEDIC UNILASALLE/CNPq. A temática investigativa é consequência das dificuldades de aprendizagem identificadas nos educandos iniciantes em programação, bem como de problemas em relação ao processo de ensino, implicando em altos índices de reprovação na disciplina de Lógica de Programação (LP)3 e na disciplina de Linguagemde Programação I (LPI). De natureza qualitativa, a investigação teve como orientação metodológica a pesquisa-ação, objetivando com isso ressignificar o processo de ensino e aprendizagem nas disciplinas de LP e LPI. A metodologia pedagógica escolhida foi Projeto de Aprendizagem (PA) associada à gamificação, a partir dos fundamentos da epistemologia genética de Jean Piaget, por meio de conexões formadas em pesquisa anterior de Noronha (2016), onde as interações entre sujeito e objeto (conhecimento) implicaram no desenvolvimento cognitivo. Nesse contexto, são exploradas a metodologia de PA associada à gamificação, as concepções sobre o trabalho com projetos e a aplicação de elementos dos jogos no contexto educacional. O percurso metodológico e a discussão sobre a ressignificação da prática pedagógica no ensino de algoritmos e programação também são detalhados, culminando em considerações sobre os impactos e desdobramentos da metodologia. 3 As evidências são discutidas em Noronha (2016) e Noronha, Backes e Casagrande (2017; 2018a; 2018b).

RkJQdWJsaXNoZXIy MjEzNzYz