Convivências e rede(s): culturas, linguagens e tecnologias na educação

Metodologia de projetos de aprendizagem associada à gamificação: ressignificação da prática pedagógica 246 Figura 1 – O projeto na Educação Fonte: Noronha (2022, p. 41). Nessa dinâmica, apresentada na Figura 1, observamos que da aprendizagem por projetos emergem construções teóricas que proporcionam a alternância entre os papéis. Educadores e educandos ora agem como sujeitos de aprendizagem, ora como objeto de conhecimento, e, como consequência, acontece o rompimento de “[...] paradigmas construídos através dos séculos. O processo não é mais definido somente pelo professor, [...] as decisões são tomadas coletivamente e construídas ao longo do processo de ensino e de aprendizagem. Assim, o professor também aprende, pesquisa, questiona.” (Trein; Schlemmer, 2009, não paginado). A construção do conhecimento, no desenvolvimento dos projetos, dá-se num movimento dialógico constante, mobilizando conhecimentos anteriores e saberes da vida cotidiana, assim como novas informações que perturbam e desequilibram na busca pela solução do problema (equilíbrio e reequilíbrio). Portanto, a metodologia de PA constitui-se numa mudança para a sala de aula, contemplando: a aceitação da problemática por parte dos envolvidos – interesse/questionamentos sobre o assunto; a perturbação e o envolvimento no processo de aprendizagem, produzindo ação sobre objeto de conhecimento – assimilação – na busca por novas infor-

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