Metodologia de projetos de aprendizagem associada à gamificação: ressignificação da prática pedagógica 248 quisa (problema), cuja busca pela superação se dá no contexto real (narrativa). Mediante a análise e compreensão de informações que confirmem ou refutem certezas provisórias e dúvidas temporárias, as quais produzem outras dúvidas e outras certezas, acontece a assimilação dos novos conhecimentos (descobertas) que serão compartilhados com os colegas. Para Noronha (2016) e Noronha, Backes e Casagrande (2018a), a partir da epistemologia de Piaget, o erro revela o estádio de desenvolvimento do sujeito, a hipótese que o educando tem sobre o conhecimento e o quanto ainda precisa assimilar deste. O erro faz parte do processo de aprender e na superação dos erros o sujeito modifica a percepção, realizando ajustamentos em suas ações, ampliando a aprendizagem. A exploração da mecânica, da estética e do pensamento dos games neste estudo dá-se a partir de elementos desses que estejam em congruência com a concepção epistemológica construtivista, como: narrativas, desafios, missões, descobertas, entre outros. Diante dessas considerações, as quais nos levam a refletir sobre a ressignificação da prática pedagógica para a construção do conhecimento de programação, exploramos as ideias presentes nos jogos para potencializar a aprendizagem. Para tanto, identificamos a necessidade de compreender a construção do conhecimento nas disciplinas que compõem o contexto em investigação. 3 METODOLOGIA O estudo está situado no contexto da pesquisa de doutorado de Noronha (2022), realizada no programa de Pós-Graduação em Educação da UNILASALLE, na linha de pesquisa “Culturas, Linguagens e Tecnologias na Educação” e no grupo de pesquisa COTEDIC UNILASALLE/CNPq, por meio do projeto “Educação On-Line: reconfigurações, reconstruções e significados na prática pedagógica para ensino e aprendizado”4. A pesquisa é de natureza qualitativa e tem por orientação metodológica a pesquisa-ação, dividida em etapa experimental e de 4 ProjetosubmetidoaoComitêdeÉticaemPesquisa(CAAE:65848417.0.0000.5307), com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – (Chamada Universal MCTI/CNPq nº 01/2016).
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