Convivências e rede(s): culturas, linguagens e tecnologias na educação

249 Fabrícia Py Tortelli Noronha e Luciana Backes aprimoramento. Os sujeitos foram os educandos regularmente matriculados na disciplina de LP, no primeiro semestre de 2021, e de LPI, no segundo semestre de 2021, do curso superior de Tecnologia em Sistemas para Internet do IFRS, campus PoA. Aproduçãodos dados ocorreumediante: interações de aprendizagemnas atividades realizadas pelos educandos a partir das falas nos encontros síncronos via Meeting, mensagens no fórum da disciplina, mensagens no WhatsApp e chat, oferecendo um panorama das discussões e dúvidas levantadas ao longo das atividades; recortes do diário de campo dos educadores, fornecendo dados adicionais sobre as observações e reflexões feitas durante as atividades, possibilitando uma análise mais profunda das dinâmicas para a aprendizagem. É importante destacar que a pesquisa ocorreu emum contexto de excepcionalidade, durante a pandemia de Covid-19. Esse cenário trouxe desafios que exigiram a adaptação da prática para o meio on-line, atentando para a potência da intervenção na ressignificação da prática pedagógica para construção do conhecimento de programação (Noronha; Backes, 2022). 4 RESSIGNIFICAÇÃO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA EM PROGRAMAÇÃO Tendo em mente os altos índices de reprovação e a necessidade de acompanhar as transformações sociais que perpassam as relações da sala de aula, a ressignificação da prática se deu na perspectiva de modificar as relações na aprendizagem a partir da metodologia de PA associada a elementos dos games. Para tal fim, buscamos refletir sobre as potencialidades da metodologia no processo de ensino e de aprendizagem de programação com a gamificação. Diferente da fase Experimental da pesquisa, em que a mudança metodológica na prática pedagógica perturbou e provocou desequilíbrios, a fase de Aprimoramento contou com a receptividade dos educandos que aceitaram o desafio de trabalhar com PA. Se por um lado tivemos a adesão, por outro evidenciamos a diminuição no fluxo de interação da turma. Na fase anterior, os educandos interagiram de modo intenso, mesmo que criticando e demonstrando a insatisfação em relação à transformação, no que se referia ao trabalho com projetos em grupo no espaço digital virtual.

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