25 Janaína Mota Fidelis e Fabíola dos Santos Kucybala figuram a partir das individualidades docentes que formam o coletivo. Isto é, elas podem variar de acordo com o grupo que forma a Comunidades, assim como, podem se modificar na medida em que o grupo convive e se configura a partir das convivências. Em outras palavras, além dos atributos do grupo e da interação depender das características subjetivas dos indivíduos, essas características também podem se modificar e se adaptar a partir das convivências. Essas convivências podem ocorrer em diferentes espaços e ocasiões, na sala dos professores, na sala de aula, em reuniões formais e informais, em ambientes virtuais, entre outros. Nesse contexto, as comunidades virtuais de aprendizagem podem ser uma estratégia autêntica de compartilhamento de saberes e de aprendizagem coletiva (Malizia, 2012). Elas podem ser definidas como “[...] a distribuição de pessoas e conhecimentos no espaço e no tempo” (Malizia, 2012, p. 37). Assim, uma comunidade de professores aprendizes em um ambiente virtual pode proporcionar que cada um leia, assista vídeos, contribua com sugestões e comentários em tempos e espaços diferentes. Essa alternativa contribui na medida em que as comunidades podem ser constituídas por docentes de diferentes instituições e as aprendizagens e interações podem ocorrer em diferentes momentos, a depender da disponibilidade de cada professor que constitui essa rede de relações. Percebe-se assim, nas Comunidades de Professores Aprendizes uma rede autêntica de convivência docente. O que tambémé perceptível nas Rodas de Conversa. Sendo assim, para dar seguimento à reflexão sobre aspectos que entrelaçamas convivências docentes, se faz necessário elucidar também, o conceito de Rodas de Conversas. 2.2 Rodas de Conversas A Roda de Conversa é uma denominação apresentada por Warschauer (2018; 2022), que consiste em um espaço humano de formação de valores capaz de reunir sujeitos com diferentes histórias de vida e maneiras de pensar, para discutir, refletir e pesquisar sobre variados assuntos e/ou áreas. Este momento propicia a interação entre os participantes e traz o diálogo como importante construtor do conhecimento. Ao entrar em contato, em interação com o ou-
RkJQdWJsaXNoZXIy MjEzNzYz