Convivências e rede(s): culturas, linguagens e tecnologias na educação

Metodologia de projetos de aprendizagem associada à gamificação: ressignificação da prática pedagógica 250 O tempo para o desenvolvimento dos PA foi diferente nas duas fases, dada a necessidade de adaptação da prática para o espaço digital virtual. Na primeira fase a proposta foi estruturada em quatro encontros, na disciplina de LP, com duração de ummês. Na segunda, o tempo pôde ser ampliado e o desenvolvimento dos projetos compreendeu o semestre nas disciplinas de LP e LPI. No Quadro 1, os extratos selecionados são oriundos das falas produzidas nas interações de aprendizagem. Quadro 1 – Concepções para a prática EDU 1: Achei a metodologia muito interessante e proveitosa. Permitiu que os conteúdos fossem explorados de forma muito mais ampla do que simplesmente com lista de exercícios. EDU 4: Prefiro projeto no lugar de prova. Prova mostra uma fotografia que pode ser influenciada por quaisquer circunstâncias: ansiedade, nervosismo, noite mal dormida, etc. No projeto, há possibilidade de evoluir emdiferentes tempos, ou seja, cada um com o próprio processo de aprendizagem. EDU 16: Romper com metodologias tradicionais de ensino é algo que é muito discutido no meio acadêmico e pouco praticado. Aliar o desenvolvimento dos conteúdos a projetos idealizados pelos próprios estudantes cria uma relação diferente com a aprendizagem, e faz comque a demanda pelo aprendizado parta do próprio estudante, para resolver os problemas criados por ele mesmo, o que é muito mais eficiente do que apenas aprender algo porque cai na prova. EDU 19: Gostei do método de PA ... no que diz respeito a trazermos um problema e irmos resolvendo e melhorando de acordo com a evolução do nosso conhecimento na disciplina. EDU 21: Foi interessante, dessa forma trazendo o aspecto de não ficar só fazendo exercícios e partir para um projeto onde os conhecimentos têm que se entrelaçar para chegarmos ao resultado final e assim, fazer as aulas e o projeto de aprendizagem se tornarem em conhecimentos sólidos para o futuro. Fonte: Noronha (2022, p. 123 – 124). Os educandos manifestam a compreensão sobre a flexibilidade nos momentos de aprendizagem proporcionada pela metodologia, uma vez que não há previsibilidade de caminhos a serem percorridos. As interações para a aprendizagem realizam-se num ambiente dinâmico que considera os aspectos: individuais, como a historicidade de cada um; educacionais, como o conhecimento, a metodologia, a gamificação, a perturbação a partir dos questionamentos, a mediação pedagógica; e tecnológicos, como a plataforma explorada; entre outros aspectos que movimentam os processos de ensinar e de aprender.

RkJQdWJsaXNoZXIy MjEzNzYz