253 Fabrícia Py Tortelli Noronha e Luciana Backes relato muda de perspectiva e revelam ter aprendido “bastante” no novo formato. Foram apresentadas variadas formas e espaços para as interações, a fim de manter o fluxo no ensino on-line. Esses momentos proporcionaram a formação de grupos por afinidades e interesses, conforme os registros na Figura 2. Quadro 3 – Interações no fórum EDU 3: Umdos problemas que se temna gestão de uma instituição de ensino é definir os horários de aula de turma, professores e disciplina. Minha ideia seria um algoritmo que recebesse as informações das turmas e a disponibilidade dos professores e com isso gerasse a grade de horários da instituição de forma mais eficiente possível. EDU 18: Hoje depois da aula, EDU 3 e eu combinamos que iremos fazer juntos esse projeto, pois eu também sinto que falta esse tipo de ferramenta na instituição de ensino na qual trabalho como professora. PR2: Ótimo EDU 3 e EDU 18! Esse é o propósito do fórum, que vocês expressem as suas ideias e pensamentos, descubram afinidades e interesses comuns para trabalhar juntos, colaborando e cooperando no desenvolvimento do projeto de aprendizagem. E os que ainda não se identificaram neste primeiro momento, teremos outras oportunidades, como as apresentações do canvas na próxima aula [...]. Fonte: Noronha (2022). As publicações revelam uma das formas de convivência na disciplina de LP nummomento de interação entre educandos e professor. No primeiro post, o educando 3 apresentou a temática pela qual tinha interesse, ou seja, a “questão de investigação” (Fagundes; Sato; Maçada, [199-]) para o desenvolvimento do PA, sendo originária de uma perturbação causada pela observação da gestão de instituições de ensino. Em seguida, o colega 18 responde comunicando a formação do grupo e justificando que seu interesse se deve à vivência da mesma problemática diariamente, relacionando assim os problemas do cotidiano com os conhecimentos de LP. Na sequência, a professora responde sublinhando a ação interativa dos educandos, ressaltando as concepções da metodologia e fazendo um chamamento aos outros colegas. Conforme Piaget (1973), as interações ocorrem por meio de ações que modificam e transformam sujeito e objeto simultanea-
RkJQdWJsaXNoZXIy MjEzNzYz