Metodologia de projetos de aprendizagem associada à gamificação: ressignificação da prática pedagógica 254 mente a partir da reciprocidade no compartilhamento. Nessa relação sujeito e objeto, observamos que, além da transformação, há a complementaridade entre ambos, bem como a presença de outros elementos e conectividades, como contexto, emoções/sentimentos, tecnologias, redes, imersão e demais aspectos da contemporaneidade implicados na totalidade das relações. Assim, emergem tensionamentos, os quais ampliam as aprendizagens e alteram a configuração do espaço na educação. A seguir, nas Figuras 4 e 5, evidenciamos as interações durante a elaboração do projeto de aprendizagem para compartilhamento com os colegas. Figura 2 – PA para compartilhar com os colegas Fonte: Noronha (2022, p. 130). A Figura 4 apresenta trechos do código e da atividade gamificada desenvolvida pelo grupo que construiu o PA intitulado “Tabela periódica”. O compartilhamento dos projetos compreendia o envio de um arquivo único contendo o algoritmo e a atividade gamificada. Entretanto, o grupo além de enviar o que foi solicitado, enviou, também, um arquivo com um texto explicativo da atividade.
RkJQdWJsaXNoZXIy MjEzNzYz