255 Fabrícia Py Tortelli Noronha e Luciana Backes Figura 3 – Texto explicativo do PA Fonte: Noronha (2022, p. 131). O PA “Tabela Periódica” revela uma nova percepção dos educandos a respeito do processo de ensino e de aprendizagem, partindo da complementaridade nas relações sujeito/objeto/mundo, cultura, sociedade e da consciência do ensinar. Evidenciamos a alternância de papéis na educação quando os educandos atentam não só para os conhecimentos (conteúdos), mas, também, para a efetividade da experiência de ensino lúdica na exposição do projeto. No momento do compartilhamento, os educandos recebiam o projeto com uma orientação por texto, que articulava o link do código (algoritmo) com o da atividade gamificada, ao mesmo tempo que eram introduzidos numa atmosfera lúdica criada pelo grupo. A narrativa convidava o leitor (colega) a imergir numa situação de perigo, na qual seria refém de um psicopata e, para escapar, teria de responder às perguntas. A partir dessa realidade, em que os educandos alternam entre o ensinar e o aprender, a gamificação viabiliza o engajamento dos sujeitos na resolução das atividades, instigando-os a conhecer a forma de construção do outro e a articular conhecimentos e contexto lúdico.
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