Convivências e rede(s): culturas, linguagens e tecnologias na educação

257 Fabrícia Py Tortelli Noronha e Luciana Backes trução do conhecimento permitiram corrigir a concepção inicial, resultando em desenvolvimento cognitivo. Equivocadamente o erro não é visto de forma construtiva pelos educandos. No entanto, os elementos dos games, adaptados ao ensino, viabilizam uma nova perspectiva, dado que no jogo sempre há a possibilidade de mais uma tentativa. Em síntese, os extratos demonstram que a associação da gamificação à metodologia de PA reencanta o processo de aprendizagem de programação, mediante experiências prazerosas e engajadoras. Dessa forma, aumenta a participação dos educandos e potencializa as aprendizagens com o “aprender fazendo” ou a partir da prática junto ao projeto do colega (código e atividade gamificada). A ressignificação da prática pedagógica, a partir das concepções de ensino e de aprendizagem, das interações e da gamificação, efetivou-se a partir da compreensão e da reflexão dos educandos sobre a sua realidade no processo educacional, na configuração de diferentes espaços e nas conectividades para a construção de dinâmicas próprias para a aprendizagem, as quais reencantaram os educandos pelo conhecimento de programação. Para tanto, percebemos a importância da colaboração, cooperação, protagonismo e engajamento. 5 CONSIDERAÇÕES FINAIS A ressignificação da prática pedagógica, por meio da metodologia de PA associada à gamificação, consistiu em confrontar questões cotidianas e/ou problemas da realidade que fossem significativos para os educandos, articulando-os aos conhecimentos de programação e aos elementos dos games. Por meio da conexão coma internet e das tecnologias digitais, os sujeitos configuraram novas formas de comunicação e convivência no ambiente on-line, potencializando as interações que implicam em diferentes possibilidades de aprendizagem no contexto educacional. Os educandos participaram ativamente, protagonizando ações cognitivas que deram sentido aos conhecimentos e, ao mesmo tempo, transformaram a maneira de aprender. A ressignificação da prática pedagógica se deu na ação conjunta entre professores e educandos – professor ensinante/apren-

RkJQdWJsaXNoZXIy MjEzNzYz