Convivências e rede(s): culturas, linguagens e tecnologias na educação

Metodologia de projetos de aprendizagem associada à gamificação: ressignificação da prática pedagógica 258 dente, educando aprendente/ensinante –, compartilhando experiências articuladas aos conhecimentos de programação e, assim, enriquecendo a prática e as aprendizagens. Assim, a construção do conhecimento nas disciplinas de LP e LPI aconteceu mediante desequilíbrios das estruturas cognitivas dos educandos, na presença de perturbações, como a problematização de interesses articulados aos conhecimentos de programação e aos elementos dos games. Desse modo, foram tocados pelo conhecimento, pela prática pedagógica e pela mediação do professor, despertando o desejo de aprender e de significar as aprendizagens a partir da sua realidade (reencantamento). Diante de tais considerações, a exploração da metodologia de PA associada à gamificação potencializou a construção do conhecimento nas disciplinas de LP e LPI, face à relação dialógica, problematizadora e questionadora. Além disso, viabilizou aos professores e educandos alternarem entre o ensinar e o aprender, instigando o protagonismo e o engajamento num contexto de construção colaborativa e cooperativa, e reencantou os educandos pelo conhecimento de programação emmeio às descobertas e conexões coma realidade. REFERÊNCIAS BECKER, F. Modelos pedagógicos e modelos epistemológicos. Educação e Realidade, Porto Alegre, v. 19, n.1, p. 89-96, 1994. Disponível em: http://hdl.handle.net/10183/231918. Acesso em: 28 set. 2024. BECKER, F. Educação e construção do conhecimento. 2. ed. Porto Alegre: Penso, 2012. FAGUNDES, L. C.; SATO, L.; MAÇADA, D. L. Aprendizes do futuro: as inovações começaram!. Brasília, DF: MEC, [199-]. Disponível em: http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/me003153.pdf. Acesso em: 07 nov. 2024. KAPP, K. The Gamification of Learning and Instruction: Gamebased Methods and Strategies for Training and Education. [S.l.]: Pfeiffer, 2012.

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