261 PLATAFORMAS EDUCACIONAIS NO ENSINO SUPERIOR: UM ESTUDO DE CASO NA UFBA Everton Santana Rodrigues1 Lynn Alves2 Velda Torres3 RESUMO: A presença das plataformas digitais nos distintos cenários educativos apresentou crescimento significativo durante a pandemia, se constituindo em espaços de aprendizagens do Ensino Remoto Emergencial. Neste contexto, questões técnicas, metodológicas e o processo de dataficação afetaram diretamente estudantes e professores. Considerando esse cenário, o presente capítulo analisa as experiências e percepções dos estudantes do Instituto de Humanidades, Artes e Ciências (IHAC), da Universidade Federal da Bahia (UFBA) em relação a essas questões que tensionaram os processos de ensinar e aprender. Os resultados apontam a necessidade das instituições realizarem processos formativos contínuos para a qualificação necessária, a fim de que a interação com essa tecnologia ocorra de forma ética, transparente e com responsabilidade, protegendo os seus estudantes, professores e técnicos da coleta e predição de dados, especialmente os pessoais e sensíveis, por parte das Big Techs. Palavras-chave: Educação. Plataformas Digitais. Proteção de dados. 1 Bacharelando em Ciência e Tecnologia, pelo Instituto de Humanidades, Artes e Ciência – IHAC/UFBA, membro da Rede de Pesquisa Comunidades Virtuais – UFBA e bolsista de iniciação científica, financiado pela Fundação Maria Emília. 2 Doutora em Educação pela UFBA, Pós-doutorado em Jogos digitais e Educação/Universidade de Turim, professora e pesquisadora do Instituto de Humanidades, Artes e Ciência – IHAC/UFBA, coordenadora da Rede de Pesquisa Comunidades Virtuais – UFBA. 3 Doutora e Mestre em Cultura e Sociedade pela UFBA, Especialista em Gestão da Comunicação (USP) e Marketing Estratégico (UNIRUY), professora e pesquisadora na Universidade Católica do Salvador – UCSal, Membro da Rede de Pesquisa Comunidades Virtuais – UFBA e Coordenadora do grupo de pesquisa COMTEC (Comunicação, Territorialidades e Cultura) – UCSal. DOI: https://doi.org/10.29327/5457639.1-16
RkJQdWJsaXNoZXIy MjEzNzYz