263 Everton Santana Rodrigues, Lynn Alves e Velda Torres O presente capítulo temo objetivo de socializar os resultados da pesquisa realizada IHAC, na UFBA, com os estudantes do bacharelado de Ciência e Tecnologia nos anos de 2023 e 2024, identificando as dificuldades enfrentadas durante a pandemia para participação nas atividades acadêmicas e o nível de literacia em torno das questões críticas envolvidas na interação com as PDEs. A pesquisa foi financiada pelo Edital Universal 2022/2023 do CNPq. 2 A TRANSFORMAÇÃO DO ENSINO-APRENDIZAGEM NO CONTEXTO DA PANDEMIA DA COVID-19 O cenário pandêmico impôs aos docentes e discentes uma rápida imersão nas PDEs, exigindo infraestrutura (conexão, dispositivos móveis, espaços privados em casa para as aulas, entre outros) e níveis de letramento digital para interação com os distintos ambientes que passaram a ser utilizados para tornar as aulas mais dinâmicas e interativas, caracterizando o que ficou conhecido como ERE. Trata-se de uma modalidade de ensino facilitada pelo uso das plataformas educacionais, mas que não se limita a elas, envolvendo também a interatividade e aprendizado proporcionado (Martins et al., 2020; Neto, 2021). Contudo, nesse cenário pandêmico nem todos os docentes possuíam letramento digital para ministrar as aulas nos ambientes virtuais de ensino (Nobre, 2021), já que no período pré-pandemia apenas 14% das instituições públicas utilizavam as PDEs (CETIC. BR|NIC.BR, 2020). Os docentes estavam familiarizados com o ensino tradicional, caracterizado por intenções presenciais com os alunos, enquanto no ERE as interações mediadas por dispositivos eletrônicos Xiao e Li (2020). Apesar das inúmeras dificuldades durante esse período, os professores adaptaram significativamente a maneira de desenvolver conteúdos, passando a atuar como mediadores/exploradores das PDEs, a exemplo do AVA Moodle, Microsoft Teams, Google Meet, Google Hangout, Whatsapp, Webconference da RNP, Zoom, dentre outras (Einloft, 2020). Por meio desses ambientes, ministravam as aulas online. Contudo, a imersão abrupta nesse universo pelas instituições de ensino e seus atores (gestores, técnicos, professores e estudantes) não foi planejada, questões relacionadas à interação com
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