Convivências e rede(s): culturas, linguagens e tecnologias na educação

Plataformas educacionais no ensino superior: um estudo de caso na UFBA 264 as interfaces e o cuidado com a proteção dos dados pessoais e sensíveis destes atores só foi discutida posteriormente, como no caso da UFBA (Alves; Santos, 2023). Autores como Arruda (2020) enfatizam a importância de um acesso equitativo às tecnologias digitais, assegurando que todos os alunos tenham a capacidade de realizar as atividades pedagógicas de forma remota. Entretanto, muitos estudantes enfrentaram desafios durante o ERE, devido à falta de acesso a recursos tecnológicos, de internet de qualidade e de um ambiente adequado para os estudos (Oliveira et al, 2020). As questões socioeconômicas e culturais dos alunos também influenciaram diretamente nos resultados da aprendizagem (Marques, 2020). Segundo Alves (2020), a interação com as PDEs, que deveria ser estimulante e agradável, tornou-se estressante, desgastante e frustrante durante o ERE, pela dificuldade de alguns discentes e docentes para se adaptarem a essa modalidade de ensino. Na perspectiva de Costa et al. (2021), tal situação pode ter causado prejuízos emocionais, demonstrando diversas limitações a serem superadas. 2.1 Plataformização da educação Nos últimos 15 anos as plataformas digitais vêm provocando distintas mudanças em diversos contextos sociais, incluindo os espaços escolares e acadêmicos, com pontos positivos e negativos. Com relação aos pontos positivos, destaca-se a possibilidade de reunir estudantes que estão em diversos pontos do planeta por meio de distintas plataformas, criando possibilidades de trocas e comunicação, mediadas por som, imagens e distintas interfaces interativas que podem contribuir para atribuição de sentidos aos conteúdos e conceitos estudados. Plataformas como o Google Meet, Google Classroom, Microsoft Teams, Zoom e o Moodle possuem a capacidade de fornecer informações aos docentes sobre a interação dos alunos nesses espaços (Neto, 2021), inclusive quantificando o acesso aos materiais e o tempo de permanência durante as aulas. Tratam-se de dados que podem ser utilizados para subsidiar as avaliações posteriores. Com relação aos pontos negativos, a falta de aparato tecnológico adequado pode restringir o acesso a internet e utilização de

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