Convivências e rede(s): culturas, linguagens e tecnologias na educação

Plataformas educacionais no ensino superior: um estudo de caso na UFBA 266 Os aspectos aqui registrados devem ser amplamente discutidos não apenas nas universidades, mas especialmente na rede pública da educação básica, orientando os estudantes e professores sobre o papel dos algorítmicos nas plataformas e redes sociais utilizadas por uma grande parcela desses usuários. Na seção seguinte é apresentado o percurso metodológico e análise e discussão de dados relativa a pesquisa realizada com os estudantes do IHAC, com o objetivo de investigar como os discentes desta instituição interagiram com as Plataformas Digitais de Ensino durante e após a pandemia. A referida investigação foi financiada pelo Edital Universal 2022/2023 do CNPq. 3 METODOLOGIA Esta foi uma pesquisa exploratória, com abordagem qualitativa e quantitativa, realizada no IHAC, voltada a investigar como os discentes da instituição interagiram com as Plataformas Digitais de Ensino durante e após a pandemia. Nesse sentido, buscou identificar se estão atentos às discussões e críticas sobre as ferramentas disponibilizadas pelo Google Suite for Education e pela Microsoft 365, bem como conhecer suas dificuldades e conquistas em relação à interação comesses ambientes virtuais de ensino e a percepção em relação ao compartilhamento de seus dados por meio das plataformas. A participação no estudo envolveu apenas discentes do IHAC que estudaram na instituição durante o período do ensino remoto, os quais assinaram o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido e colaboraram de forma voluntária com a pesquisa. Os dados foram coletados por meio de um questionário online, elaborado no Google Forms e compartilhado comos participantes porWhatsApp e e-mail. O questionário incluiu questões de múltipla escolha e questões abertas; e foi categorizado por quatro seções: as dificuldades de acesso à tecnologia, interação com “novas” ferramentas tecnológicas e as vivências com colegas e professores. A validação do formulário foi realizada pelos membros da Rede de Pesquisa Comunidades Virtuais – UFBA. Os dados foram coletados entre os meses de fevereiro e abril de 2024, com a participação total de 81 estudantes. Em seguida organizados em gráficos e nuvem de palavras e analisados. Também foram coletados relatos sobre as vivências acadêmicas e

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