Convivências e rede(s): culturas, linguagens e tecnologias na educação

267 Everton Santana Rodrigues, Lynn Alves e Velda Torres opiniões relacionadas à coleta de dados nessas plataformas. Os discentes que participaram desta etapa da pesquisa foram identificados como sujeitos A1, A2, A3 e assim por diante. 4 RESULTADOS Inicialmente, os alunos foram questionados sobre quais plataformas educacionais utilizadas durante o ERE, tendo a possibilidade de escolher mais de uma alternativa. As plataformas digitais mais citadas foram as vinculadas às Big Techs, como o Google Meet, Google Classroom, Microsoft Teams e o Zoom. Há uma dependência crescente das plataformas educacionais vinculadas às Big Techs, o que levanta preocupações sobre os dados relacionados às questões éticas sobre a privacidade (Dijck, 2022; Oliveira, 2021). Nesse sentido, Generali (2022) destaca a necessidade de uma reflexão crítica sobre as plataformas proprietárias e a implementação/divulgação das plataformas de Software Livre para oferecer mais controle e personalização para as instituições e usuários. Essa predominância no caso da UFBA pode ser atribuída a determinação institucional, visto que a universidade optou por adotar pacotes da Google Suit of Education durante o ERE, embora tenha dado liberdade para os docentes escolherem outras plataformas, a exemplo daWebconference (Alves; Santos, 2023a). Convém salientar que, durante o ERE, a Webconference realizou implementações para se aproximar das plataformas proprietárias, apresentando já interfaces interativas semelhantes aos demais ambientes. Por outro lado, plataformas Jitsi e ConferênciaWeb-RNP foram mencionadas por umnúmeromenor de respondentes, o que pode sugerir desconhecimento ou falta de familiaridade comessas ferramentas por parte dos docentes. A ConferênciaWeb-RNP émencionada por Magalhães et al. (2020) como uma alternativa nacional e pública, já que esse sistema se diferencia da lógica das grandes empresas de tecnologia. Contudo, esta plataforma não é livre, mas é gratuita e usa o banco de dados da Amazon, comprometendo assim a proteção e privacidade de dados dos usuários (Alves; Souza, 2023a, 2023b) Ao analisar a predominância de PDEs, como Google Meet, Google Classroom, e Microsoft Teams, durante o ERE, Lopes (2020) e Silva (2020) consideram que foram adotadas na pandemia devi-

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