Convivências e rede(s): culturas, linguagens e tecnologias na educação

Plataformas educacionais no ensino superior: um estudo de caso na UFBA 268 do à sua facilidade de interação e a falta de escolha das instituições em virtude da necessidade emergente. Já a preferência pelo Google Meet é associada por Sousa (2022) e Teixeira (2021) à capacidade dessa plataforma em motivar a participação do aluno, com aulas mais interativas que vão além da simples transmissão de conteúdo. O Google Classroom é mencionado por Scalabrin (2020) como uma ferramenta assíncrona para a distribuição de tarefas, avaliações e envio de feedbacks por parte dos professores, facilitando a interação entre professor e aluno. O Skype, o Google Hangout e o Zoom são mencionados por Sousa (2022) como sistemas de videoconferências que possibilitam a realização de encontros síncronos, maior participação dos alunos e a possibilidade de tirar as dúvidas em tempo real. Outro ambiente utilizado pelos docentes na pandemia foi o Kahoot, uma ferramenta que cria quiz (perguntas e respostas), e motiva os estudantes a participarem ao se aproximar da lógica dos jogos, mas tem limitações pedagógicas, pois são elaboradas questões simples e com alternativas de múltiplas escolhas, por exemplo, que de forma efetiva não avaliam o conhecimento, mas engajam os estudantes. Já o Moodle é considerado por Rego (2018) como uma plataforma que oferece maior flexibilidade e facilidade de modificação/atualização, permitindo a customização da interface e dos serviços pelas instituições. Na questão seguinte, quando questionados sobre as dificuldades para interagir com as plataformas, a maioria dos estudantes (80,2%) afirmou não ter tido dificuldade, apenas relataram problemas de conexão com a internet durante as aulas, evidenciando questões técnicas e em alguns casos econômicos, pois o custo de acesso ainda é significativo para os estudantes que na sua maioria são oriundos de classes populares. Por outro lado, apenas 19,8% relataram que tiveram dificuldade durante o ERE. Nos relatos sobre a experiência com o ERE, os alunos A1 e A3 mencionaram que durante as atividades tiveram dificuldades para navegar e habilitar funções nas plataformas de ensino ConferênciaWeb-RNP e Moodle, “devido a problemas de conectividade e dificuldade em encontrar as funcionalidades desses ambientes, escondidas atrás de ícones”. Enquanto o discente A2 relatou dificuldade em interagir com a plataforma Zoom, alegando que essa ferramenta necessita de download. Contudo, essa plataforma pode ser acessada

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