269 Everton Santana Rodrigues, Lynn Alves e Velda Torres pelo browser semnecessidade de download, o que indica a limitação desse aluno com relação a apropriação dessa tecnologia. Quando questionados sobre a segurança dos respondentes no compartilhamento dos seus dados pessoais e acadêmicos nas PDE, as respostas ficaram bem divididas. 51,9% dos respondentes afirmaram se sentirem seguros ao compartilhar seus dados, por considerarem que essas plataformas possuem um nível de segurança razoável. Além disso, ressaltaram que a necessidade de gerenciar manualmente quais dados devem ser compartilhados, utilizando as opções de segurança das plataformas. Por outro lado, 48,1% dos estudantes não se sentem seguros em compartilhar seus dados, o que sugere a incerteza em relação ao modo como ocorre o armazenamento dessas informações. A segurança e privacidade dos dados pessoais nas PDEs é uma preocupação significativa. Komljenovic (2020) argumenta que o compartilhamento dos dados pessoais reflete incerteza sobre como os dados estão sendo coletados, armazenados e utilizados. Moreira (2020) e Neto (2021) destacam a necessidade de práticas transparentes e regulamentações mais rigorosas para proteger a privacidade dos usuários. Barreto (2021) e Costa (2021) ressaltam que a falta de clareza das plataformas sobre como os dados são coletados, armazenados e compartilhados gera desconfiança. Para Shiavi (2023), é essencial que essas plataformas tenham mais transparência em conformidade com a LGPD, sugerindo regulações mais rigorosas para proteger a privacidade e os dados dos usuários. Nos relatos sobre segurança e privacidade dos dados, os alunos A4, A5 e A6 expressarampreocupações com a segurança de seus dados nos ambientes virtuais de ensino, citando falhas que podem levar ao vazamento de dados. O aluno A7 acredita que as plataformas digitais não são suficientemente transparentes e que alguns ambientes virtuais não respeitam totalmente a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD), compartilhando dados com terceiros. Os discentes A8 e A9 relataram que, mesmo estando em conformidade com a LGPD, as ferramentas ainda não são suficientes para a proteger dados sensíveis, pois acreditam que mais leis devem ser discutidas e implementadas. Já os alunos A2 e A10 relataram que os dados pessoais são exigidos para a utilização das plataformas, não havendo outra opção de acesso.
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