27 Janaína Mota Fidelis e Fabíola dos Santos Kucybala Ao relacionar tais conceitos à área da educação e à formação continuada de professores, as Rodas de Conversa podem ser importantes na reflexão sobre os processos de ensino e aprendizagem e na construção de práticas coletivas dentro da escola ou em diferentes contextos. Por esse motivo, a Roda de Conversa é uma oportunidade interformativa e de autoformação onde os docentes, a partir de espaços de convivência, vivenciam suas próprias experiências e as tomam como objeto de pesquisa e análise para refletir, conversar, pesquisar e conviver de forma integrada. Para melhor identificar as relações estabelecidas entre as Comunidades de Professores Aprendizes e as Rodas de Conversa, serão expostas algumas pesquisas e estudos que apontam as potencialidades e desafios em suas constituições. 3 COMUNIDADES DE PROFESSORES APRENDIZES E RODAS DE CONVERSA: ENTRELAÇAMENTO PARA REDE DE CONHECIMENTOS DOCENTES Tudo o que foi explanado até aqui, indica algumas características comuns e algumas diferenças entre as Comunidades de Professores Aprendizes e as Rodas de Conversa. São duas oportunidades distintas para configurar redes de convivências docentes com um objetivo comum, qualificar os processos de ensino e de aprendizagem. Para entrelaçar os conceitos, foram selecionadas quatro pesquisas e um capítulo de livro relacionados às Comunidades de Professores Aprendizes, bem como, três pesquisas e dois livros relacionados às Rodas de Conversa. Estes estudos foram selecionados por trazerem como centro da análise, um dos dispositivos que configuram as convivências docentes, aqui estudados, seja nas Comunidades ou nas Roda de Conversa. Alémdisso, esses diferentes estudos trazem experiências e realidades diversas, contribuindo para o enriquecimento da reflexão e da rede de relações sobre o tema estudado. As relações permeiam o cotidiano escolar, e sob a perspectiva do professor, elas ocorrem entre docentes, entre estudantes, entre a comunidade, com a estrutura escolar local e tantos outros meios pelo qual o professor convive profissionalmente. Contudo, essas relações, apesar de configuradas, não são estáveis comomuito bemco-
RkJQdWJsaXNoZXIy MjEzNzYz