271 Everton Santana Rodrigues, Lynn Alves e Velda Torres ria dos desafios enfrentados durante o ERE estava relacionada à má qualidade da internet, interferindo na interação dos discentes com as plataformas de ensino. Teixeira (2021) e Cruz, Coelho e Ferreira (2021) também consideram a conexão instável de internet e a falta de equipamentos adequados como os principais obstáculos enfrentados pelos discentes durante o ensino remoto. Para Scalabrin (2020) e Barreto, Ghisleni e Becker (2021), esses desafios são mais frequentes entre os estudantes que moram em áreas rurais e estudantes de baixa renda, exacerbando a desigualdade educacional. A falta de privacidade para participar das aulas (44%) foi outro problema indicado pelos respondentes, dificultando a concentração durante as aulas. O que é destacado por Neto (2021), ao mencionar que essa falta de privacidade impacta negativamente na concentração e no desempenho acadêmico dos alunos. A falta de equipamentos (21%) também foi mencionada pelos respondentes. Já durante os relatos, os alunos A14 e A15 mencionaram problemas técnicos relacionados à configuração das opções audiovisuais e a estabilidade dos sistemas do Microsoft Teams e da UFBA. No que se refere às dificuldades enfrentadas pelos discentes para continuarem acessando as ferramentas educacionais após o ERE, os respondentes tiveram a possibilidade de marcar mais de uma opção de resposta, sendo a conexão com a internet da instituição a dificuldade mais indicada (67,9%), seguida da falta de equipamento na universidade (46,9%). Já no relato dos estudantes, o aluno A16 mencionou não haver computadores suficientes para todos os alunos nos laboratórios de informática. Por outro lado, 16% dos respondentes afirmaram que não possuem dificuldades ao acessar as plataformas na UFBA. As duas últimas perguntas do questionário (questões 9 e 10) foram abertas para que os respondentes comentassem sobre suas vivências acadêmicas e fornecessem feedbacks relacionados à pesquisa. A questão 9 buscou conhecer a reação dos respondentes quando se deparam com opiniões ou comportamentos que diferem dos seus, especialmente nos trabalhos em grupo. A maioria afirmou ter o hábito de escutar e considerar as opiniões diversas dos colegas para satisfazer todos os integrantes de maneira democrática. Já nos relatos dos estudantes, o aluno A17mencionou a importância de tentar entender as propostas do grupo, avaliando seu potencial im-
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