Convivências e rede(s): culturas, linguagens e tecnologias na educação

Plataformas educacionais no ensino superior: um estudo de caso na UFBA 272 pacto e aceitando caso a ideia seja interessante. Enquanto os alunos A18, A19 e A20 relataramque aceitam tranquilamente as diferenças, enfatizando a importância de lidar com elas, sempre tentando escutar, observar e respeitar as opiniões dos colegas, mas que também é necessário abrir mão de algo quando a maioria não concorda. A questão 10 teve como objetivo identificar os principais desafios enfrentados pelos alunos ao trabalharem em equipe, sendo a falta de comprometimento e responsabilidade dos colegas como um dos principais obstáculos os mais indicados. Nos relatos dos estudantes esses desafios também foram os indicados pelos aluno A21, A22 e A23. Esses desafios podem ser atribuídos à dificuldade emdistribuir as tarefas de forma equitativa, já que muitos integrantes não realizam suas tarefas ou não participam de maneira efetiva na produção do trabalho. Já o aluno A24 destacou a gestão de tempo como uma barreira significativa pela dificuldade para estruturar as etapas do trabalho e se reunir para organizá-lo. Enquanto o aluno A25 ressaltou a necessidade do comprometimento individual nos trabalhos para o sucesso coletivo da equipe. 5 CONSIDERAÇÕES FINAIS Os resultados apresentados indicam que os estudantes do IHAC têm uma preocupação crescente sobre a privacidade e o uso dos dados coletados pelas PDE, especialmente aquelas vinculadas às Big Techs. Muitos discentes expressaram incertezas e receios sobre como seus dados estão sendo coletados, armazenados e utilizados, o que aponta para a necessidade de maior transparência e regulamentação nesse campo. Nesse contexto, a adoção de plataformas de software livre surge como uma alternativa promissora. Essas plataformas oferecem maior controle sobre a privacidade e a utilização dos dados, já que seus códigos são abertos e podem ser auditados por qualquer pessoa (Neto, 2021). Portanto, enquanto as PDE sugerem um grande potencial para contribuir na educação, é imprescindível que instituições de ensino superior e as empresas desenvolvedoras das plataformas abordem as preocupações sobre privacidade de dados, visando maximizar a eficácia dessas ferramentas, garantindo um ambiente de aprendizagem seguro e eficiente para todos os usuários.

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