273 Everton Santana Rodrigues, Lynn Alves e Velda Torres As práticas de ensino mediadas pelas plataformas digitais durante o ERE, não pararam, os docentes e discentes continuam realizando atividades, agora na modalidade híbrida, exigindo portanto, por parte de toda a comunidade acadêmica reflexões e análises contínuas dos limites e possibilidades destes ambientes, avaliando como, quando e por que utilizar uma plataforma proprietária, atentando para os cuidados com a proteção e segurança dos dados, criando processos formativos em todos os setores para qualificar a mão de obra para interagir com essa tecnologia de forma ética, transparente e com responsabilidade. Agradecimentos: Agradecemos ao Conselho Nacional de Pesquisa – CNPq por financiar e apoiar essa pesquisa, a Fundação Maria Emília for financiar a bolsa de Iniciação a pesquisa de umdos autores e aos estudantes dos Bacharelados Interdisciplinares do IHAC por contribuírem de forma significativa para ampliarmos nossos olhares sobre a interação com as PDE durante o ERE. REFERÊNCIAS ALVES, L. R. G. Educação remota: entre a ilusão e a realidade. Interfaces Científicas: educação, v. 8, p. 348-365, 2020. ALVES, L. R. G.; SANTOS, W. d. S. Initial Notes: Datafication And Data Protection In The Brazilian University Scenario. Information And Learning Sciences, v. 124, p. 1-17, 2023a. ALVES, L. R. G.; SANTOS, W. d. S. Digital Platforms Used For Teaching: An Analysis Of Professor Practices From Four University Institutions In The Northeast Of Brazil. Cuadernos de Educación y Desarrollo, v. 15, p. 1380-1409, 2023b. ARRUDA, E. P. Educação Remota Emergencial: elementos para políticas públicas na educação brasileira em tempos de Covid-19. Em Rede: Revista de Educação à Distância, Porto Alegre, v. 7, n. 1, p. 257-275, 2020.
RkJQdWJsaXNoZXIy MjEzNzYz