Plataformas educacionais no ensino superior: um estudo de caso na UFBA 274 BARRETO, C. H. DA C.; GHISLENI, T. S.; BECKER, E. l. S. Educação em tempos de pandemia: ensino remoto pela visão docente nos cursos de Publicidade e Propaganda e de Jornalismo na Universidade Franciscana. Travessias, Cascavel, v. 15, n. 3, p. 99–117, 2021. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index. php/travessias/article/view/27833. Acesso em: 09 fev. 2024. BORBA, M. C.; SCUCUGLIA, R. R. S.; GADANIDIS, G. Fases das tecnologias digitais em Educação Matemática: sala de aula e internet emmovimento. Belo Horizonte: Autêntica, 2014. CENTRO REGIONAL DE ESTUDOS PARA O DESENVOLVIMENTO DA SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO (Cetic.Br); NÚCLEO DE INFORMAÇÃO E COORDENAÇÃO DO PONTO BR (NIC.br). TIC Educação 2020: análises. São Paulo: CETIC.BR|NIC.BR, 2021a. Disponível em: https:// cetic.br/pt/pesquisa/educacao/analises/. Acesso em: 11 mar. 2024. COSTA, J. A.; et. al.. Dificuldades enfrentadas durante o ensino remoto. Rebena – Revista Brasileira de Ensino e Aprendizagem, v. 1, p. 80–95, 2021. Disponível em: https://rebena.emnuvens.com.br/ revista/article/view/9. Acesso em: 30 mar. 2024. CRUZ, L. M.; COELHO, L. A.; FERREIRA, L. G. Docência em tempos de pandemia: saberes e ensino remoto. Debates em Educação, v. 13, n. 31, p. 992–1016, 2021. Disponível em: https://www.seer.ufal. br/index.php/debateseducacao/article/view/11798. Acesso em: 03 abr. 2024 CRUZ, L. R. et al. Mapeamento da plataformização da educação pública superior: América Latina e África (Versão 1). [S.l.]: Observatório Educação Vigiada, 2024. Disponível em: https://doi. org/10.5281/zenodo.11243189 Acesso em: 04 jul. 2024. DIJCK, J. V. Ver a floresta por suas árvores: visualizando plataformização e sua governança. Matrizes, São Paulo, Brasil, v. 16, n. 2, p. 21–44, 2022. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/ matrizes/article/view/201591. Acesso em: 04 jul. 2024. EINLOFT, F. M. S. et al. Processo educativo na saúde: como tornar “vivo” o ensino nos ambientes virtuais de aprendizagem, em um momento de pandemia?. Holos, 5, 1–14, 2020.
RkJQdWJsaXNoZXIy MjEzNzYz