279 O DESENVOLVIMENTO DA TOMADA DE CONSCIÊNCIA SOBRE O CONHECIMENTO PEDAGÓGICO: FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES Renati Fronza Chitolina1 Luciana Backes2 Cledes Antonio Casagrande3 RESUMO: Este capítulo traz como tema a tomada de consciência de professores em formação e foi adaptado da tese “A Robótica Educativa e a Construção do Conhecimento Pedagógico na Formação Inicial de Professores”. Apresenta como objetivo compreender o desenvolvimento da tomada de consciência dos sujeitos (estudantes de Pedagogia) sobre a construção do conhecimento pedagógico4. O estudo, de natureza qualitativa, apoiou-se na metodologia da pesquisa-ação colaborativa, a partir de atividades com um grupo de estudos, em um ambiente de aprendizagem com robótica educativa. Os dados produzidos foram analisados utilizando-se a técnica de análise de conteúdo de Bardin (2010), que identificou elementos componentes das seguintes categorias emergentes: participação na ação; pensar sobre o fazer; compreender; ação e reflexão; tomada de consciência. 1 Doutora em Educação. Integrante do Grupo de Pesquisa Convivência e Tecnologia Digital na Contemporaneidade (COTEDIC/UNILASALLE). Coordenadora Pedagógica da Rede Sinodal de Educação. renatichito83@gmail.com. 2 Doutora emEducação. Coordenadora do Grupo de Pesquisa Convivência e Tecnologia Digital na Contemporaneidade (COTEDIC/UNILASALLE). Professora no Programa de Pós-Graduação em Educação da UNILASALLE. luciana.backes@ unilasalle.edu.br. 3 Doutor em Educação. Reitor da Universidade La Salle, Canoas, RS. cledes. casagrande@unilasalle.edu.br. 4 O conhecimento pedagógico é compreendido como aquele conhecimento construído entre os conhecimentos do senso comum e científico, dos professores em formação, que se consolida nas práticas pedagógicas e sofre transformações e reconstruções, a partir do processo de reflexão da sua prática pedagógica docente. DOI: https://doi.org/10.29327/5457639.1-17
RkJQdWJsaXNoZXIy MjEzNzYz