O desenvolvimento da tomada de consciência sobre o conhecimento pedagógico: formação inicial de professores 280 O referencial teórico está baseado emPiaget (1977, 1978, 1996, 2012) e Becker (2009 e 2012). A análise dos dados permite compreender o desenvolvimento da tomada de consciência sobre o conhecimento pedagógico a partir da reflexão sobre as ações do sujeito e da sua compreensão como aprendente. Parte desse desenvolvimento contempla a reflexão do sujeito sobre o seu fazer a partir das práticas que desenvolve neste ambiente de aprendizagem com robótica educativa, o que oportuniza ao estudante dar-se conta das defasagens dos seus conhecimentos, reconhecendo nas situações concretas e problematizadas, oportunidades de aprendizagem. Palavras-chave: Fazer e Compreender. Tomada de Consciência. Conhecimento Pedagógico. Robótica Educativa. 1 INTRODUÇÃO O contexto da formação de professores, quando embasado pela epistemologia genética piagetiana, considera as experiências que potencializam o fazer e compreender. São experiências que favorecem o protagonismo dos sujeitos de aprendizagem, quando participam ativamente do desenvolvimento de atividades pedagógicas, levantando hipóteses e criando soluções para os problemas apresentados e contextualizados. A reflexão das ações, pelo sujeito de aprendizagem, amplia a tomada de consciência sobre o próprio processo de aprendizagem, no qual constroem e reconstroem o conhecimento e reelaboram as ações, num processo contínuo e dinâmico de interações com o meio. Nesse cenário, a robótica educativa se configura como ambiente de aprendizagem, enquanto espaço de ação e reflexão. O ambiente é configurado pelos participantes em “um conjunto de processos e procedimentos envolvidos em propostas de ensino e aprendizagem que tomam os dispositivos robóticos como tecnologia de mediação para a construção do conhecimento” (Mill; César, 2010, p. 222). O ambiente inclui tudo que envolve os sujeitos, elementos vivos e não vivos, constituindo condições que abrigam e regem a vida. No contexto da pesquisa, o ambiente é o espaço onde ocorre o processo de aprendizagem, com interação entre sujeitos e objetos. Esse ambiente émoldado pela prática pedagógica, que inclui contação de histórias, problematização de conhecimentos, formulação de hipóteses para a construção de robôs e integração de diferentes áreas do conhecimento.
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