Convivências e rede(s): culturas, linguagens e tecnologias na educação

281 Renati Fronza Chitolina, Luciana Backes e Cledes Antonio Casagrande A mediação do professor, nesse ambiente, potencializa o aprendizado, criando oportunidades para reflexões, questionamento dos conhecimentos em congruência com o contexto, para a construção de hipóteses e resolução de problemas. Assim, promover o aprendizado por meio dessas interações. A pesquisa bibliográfica prévia realizada no banco de teses e dissertações da CAPES mostrou que no Ensino Superior brasileiro, experiências de robótica em cursos de formação de professores ainda são raras, ocorrendo em grupos de pesquisa focados em formação continuada. Portanto, pesquisar a robótica como ambiente de aprendizagem é relevante para a formação docente, dado o cenário educacional atual. Com base no problema de pesquisa “como se desenvolve a tomada de consciência sobre a construção do conhecimento pedagógico na formação inicial de professores?”, este capítulo buscou compreender como os sujeitos (estudantes) desenvolveram essa consciência sobre a construção do conhecimento pedagógico. A pesquisa5 caracteriza-se como de abordagem qualitativa, desenvolvida por meio do procedimento de pesquisa-ação, utilizou como técnica de produção dos dados, alémda pesquisa bibliográfica, as “técnicas antropológicas: observação simples e diários de campo” (Thiollent, 2011, p. 73). A observação sistemática das atividades realizadas incluiu a produção de notas de campo, registros fotográficos e registros dos diários de aprendizagem das estudantes. Com a finalidade de refletir sobre o problema, foi organizado um grupo de estudos com 16 estudantes do Curso de Pedagogia de uma instituição do RS, a fim de vivenciar experiências em um ambiente de aprendizagem com robótica educativa, contextualizado por histórias infantis, durante a formação inicial. Este capítulo faz uma análise sobre a construção do conhecimento pedagógico das estudantes em um ambiente de aprendizagem com robótica educativa, identificada nos diários de aprendizagem. Os dados registrados foram submetidos à técnica de análise de conteúdo de Bardin (2010), que identificou as categorias emergentes, a partir de elementos característicos, destacados no esquema da Figura 1. 5 Para mais informações, acessar: https://cadernoscajuina.pro.br/revistas/in dex.php/cadcajuina/article/view/475/388

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