O desenvolvimento da tomada de consciência sobre o conhecimento pedagógico: formação inicial de professores 282 Figura 1- Elementos componentes das categorias emergentes Fonte: Chitolina (2020). O esquema destaca a relação entre a tomada de consciência, o fazer, as ações reflexivas e o compreender. Considerando a participação ativa dos sujeitos na prática pedagógica, a tomada de consciência se desenvolve no fazer característico das ações do sujeito, na participação da prática e na realização dos desafios propostos no ambiente de aprendizagem. No compreender, caracterizado pelas explicações das ações construídas pelos sujeitos, com base nas suas reflexões sobre a prática, fundamentais para a elaboração de conceitos. Ainda, compreende as ações e reflexões que levam a novas ações, estruturadas a partir da identificação das lacunas de aprendizagem do sujeito. Neste estudo, o ambiente de aprendizagem com robótica educativa configurou-se na ressignificação das práticas pedagógicas que contemplam o fazer e compreender, uma vez que potencializa a reflexão sobre as experiências, a partir das interações que ampliam as relações entre sujeito e objeto. Nessa perspectiva, se desenvolve a tomada de consciência sobre a compreensão de como se dá a construção do conhecimento pedagógico, que contempla a compreensão sobre o processo de aprendizagem, a problematização do conhecimento, o contexto e o cotidiano, o levantamento de hipóteses pelos sujeitos e a articulação das diferentes áreas do conhecimento, proporcionado aos estudantes, durante a formação de professores.
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