283 Renati Fronza Chitolina, Luciana Backes e Cledes Antonio Casagrande 2 REFERENCIAL TEÓRICO As experiências de aprendizagem envolvem ações cognitivas e práticas pedagógicas problematizadoras e contextualizadas. São tarefas que, mediadas pelo professor, promovem a reflexão sobre a ação, revelando lacunas entre o fazer e sua compreensão. Muitas vezes, as tarefas não têm sucesso imediato e precisam de ajustes, sendo o erro uma oportunidade para rever hipóteses e ampliar o conhecimento. No cenário atual, é urgente repensar o papel dessas experiências, sua relevância ao cotidiano e às tecnologias, já que elas ampliam as concepções sobre a construção do conhecimento pedagógico. Para Papert (2008), Cada um de nós construiu um estoque de conhecimento intuitivo, empático, senso comum sobre a aprendizagem. Esse conhecimento entra em jogo quando a pessoa reconhece algo de bomemuma experiência de aprendizagem sem conhecer o seu resultado. (Papert, 2008, p. 39) Experiências de aprendizagem são únicas, particulares e imprevisíveis, logo, individuais para cada sujeito, mesmo que realizadas em interação com o outro. Trata-se da assimilação realizada por cada sujeito a partir das novas experiências. Ou seja, a aprendizagem ocorre nas experiências, quando passam a fazer sentido para os sujeitos que as reconhecem por algo marcante. Para Schlemmer (2005, p. 106) “concepções epistemológicas guiam o desenvolvimento de metodologias que se materializam nas práticas [...] expressando ummodelo educacional e, portanto, a compreensão que o professor tem sobre como o sujeito aprende”. Assim, sob o olhar da epistemologia genética piagetiana, esta pesquisa compreendeu a construção do conhecimento, como resultado de sucessivas experiências que consideram que “em qualquer situação onde haja interação social pode haver aprendizagem” (Becker, 2012, p. 143). As instituições de ensino, como escolas e universidades, contribuem para a formação do ser, mas não são os únicos ambientes de aprendizagem. Conforme Backes (2013, p. 338), “a construção do conhecimento ocorre no fluxo de interações entre seres humanos em congruência com o meio”, assim, por meio da congruência comos ambientes de aprendizagem, podemos superar a dicotomia entre sujeito e objeto. Logo, sujeito e objeto se transformam
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