O desenvolvimento da tomada de consciência sobre o conhecimento pedagógico: formação inicial de professores 284 por meio das interações, transformando também o ambiente nas suas ações, nas reflexões sobre as ações, na reestruturação das suas ações a partir das reflexões e nas construções de novos conceitos. Nesta concepção, configura-se o ambiente de aprendizagem com robótica educativa, onde a atenção se dirige para a interação na construção e na compreensão sobre a construção dos robôs e não apenas para o robô. Essa dinâmica é transdisciplinar, por envolver conhecimentos de áreas diferentes, criativa, uma vez que possibilita o exercício da liberdade de produzir robôs a partir da compreensão do sujeito sobre o contexto, e contempla os conhecimentos sobre diversas situações vivenciadas pelos sujeitos contextualizando os conteúdos escolares a partir da vida real dos sujeitos. Por isso, de acordo comMill e César (2010), as construções desenvolvidas em um ambiente educacional dinâmico baseado no uso da robótica como tecnologia de aprendizagem transdisciplinar [...] emque educadores e educandos desenvolvam sua criatividade, seu conhecimento, sua inteligência, seu potencial para lidar com situações adversas do cotidiano. (Mill; César, 2010, p. 218-222). Na ação de construir robôs é possível representar a imaginação, de forma concreta, por meio do objeto. Ao analisar o robô em funcionamento é possível observá-lo e, com isso, dar-se conta de como funciona e da importância de cada parte para o organismo todo (estrutura e organização). Se, ao dar-se conta, o sujeito percebe que algo não está certo (considerando o funcionamento do robô), é possível reconstruí-lo, fazendo uma nova análise, assimilando novas informações. Este ambiente de aprendizagem tem um potencial pedagógico que vai muito além do brincar. A interação, provocada através da ação de fazer robôs, desencadeia a transformação do sujeito e do objeto nas montagens, a partir da análise e reflexão sobre o funcionamento do robô. Para tanto, envolve o deslocamento, as ligações, as combinações, as montagens e as desmontagens e as invenções, que contribuem para o ensinar e o aprender em processos coletivos, conectando abstração e mundo concreto. Para entender o desenvolvimento da tomada de consciência, é importante tratar da abstração reflexionante, pois, a abstração ocorre na interiorização dos conhecimentos aprendidos a partir das vivências dos sujeitos. Nessa construção, pode-se considerar a
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