O desenvolvimento da tomada de consciência sobre o conhecimento pedagógico: formação inicial de professores 286 racterística mais geral dos estados conscientes – exprimir significações e reuní-las através de uma forma de conexão (implicação significante) – ação traduzida através de instrumentos semióticos.” Na tomada de consciência, além de refletir e compreender as ações, é fundamental representá-las, através de diferentes formas de linguagem, construções de robótica, relatos de experiência, registros em diários de aprendizagem. Trata-se de “uma passagem de uma assimilação prática (do objeto a um esquema) a uma assimilação por meio de conceitos” (Piaget, 1978, p. 200), que não irá ocorrer de forma repentina, pois, para tal são necessárias construções e reconstruções que garantam mudanças na estrutura cognitiva. A prática pedagógica no ambiente de aprendizagem com robótica educativa proporciona ao sujeito: agir sobre si e sobre o objeto, transformar o objeto, refletir sobre as transformações do objeto e de si próprio, construir e reconstruir conhecimentos e estruturar novas ações, a partir das interações entre sujeito, objeto e meio. As ações são instigadas a todo momento, na problematização do contexto na montagem, na observação do funcionamento dos robôs e nas modificações e adaptações, que o robô poderá sofrer. A robótica potencializa, a partir da assimilação da prática e da interação com o objeto, a elaboração de conceitos provenientes da ação, não somente porque os sujeitos constroem e reconstroem os robôs, mas porque podem explicar as suas funções e teorizá-las. A lógica explorada para construir robôs representa os conhecimentos construídos por meio de montagens. Assim, a robótica educativa configura-se como um ambiente de aprendizagem, constituído por um conjunto de fatores que interagem com os sujeitos, transformando-os e sendo transformados, a partir das ações e reflexões, propiciando, no processo de aprendizagem, formas alternativas de registro e sistematização de conhecimentos, representados nos robôs, construídos. As evidências que reforçam este posicionamento, encontram-se analisadas nos achados da pesquisa. 3 ANÁLISE DOS DADOS As categorias deste estudo surgiram dos registros das estudantes em seus diários de aprendizagem, com base em definições
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