Convivências e rede(s): culturas, linguagens e tecnologias na educação

287 Renati Fronza Chitolina, Luciana Backes e Cledes Antonio Casagrande teóricas. Os registros refletem suas compreensões sobre os conhecimentos pedagógicos adquiridos em um ambiente de robótica educativa. A análise dos extratos ajudou a entender o desenvolvimento da consciência dos sujeitos sobre a construção do conhecimento pedagógico nas interações entre sujeitos, objetos e o ambiente. As principais categorias são: fazer e perceber o não saber; compreender as ações como estudante para se tornar docente; e desenvolver a consciência nas interações entre sujeitos, objetos e ambiente. 3.1 O fazer e a tomada de consciência sobre o não saber Esta categoria aborda o fazer para tomar consciência, baseada em pensar, agir e refletir. As reflexões sobre as próprias ações ajudam o sujeito a identificar lacunas em seu conhecimento, ou seja, seu não saber. O conhecimento pedagógico se constrói na experiência, que é ação. Participar ativamente no aprendizado envolve interação com pares e o ambiente, transformando o objeto e, assim, também sendo transformado. A Estudante 2 evidencia a importância da sua participação ativa, identificado em duas ações, quando afirma: “Na primeira aula quando solicitadas para montar um avião, sem instrução alguma, não sabíamos como organizar esse processo, nem quais suas funções” (primeira ação). “Já, quando montado o sistema solar, o barco à vela e o anemômetro, a aprendizagem se tornou significativa pois acompanhamos e montamos, podendo compreender todo o processo de desenvolvimento onde já tínhamos contato comas peças” (segunda ação). “Assim, podemos relacionar comdiversos conteúdos do dia a dia dos alunos e dos professores.” (Estudante 2). Nesse sentido, a reflexão contida na afirmação “acompanhamos e montamos, podendo compreender todo o processo de desenvolvimento [...]”, sobre as ações contribui para a organização da compreensão sobre o fazer, destacando a relevância da prática para a tomada de consciência sobre o não saber. No ambiente de aprendizagem com robótica, as experiências desenvolvidas contribuempara a organização de ideias emdiferentes patamares, ou seja, de umpensamento menos complexo, na primeira ação, para um pensamento mais complexo, na segunda ação, consi-

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