Convivências e rede(s): culturas, linguagens e tecnologias na educação

O desenvolvimento da tomada de consciência sobre o conhecimento pedagógico: formação inicial de professores 288 derando o acompanhamento de todo o processo de construção dos robôs, a partir das vivências e dos conhecimentos externos ao sujeito. A Estudante 2 reconhece significado nas aprendizagens desenvolvidas nas montagens dos robôs cujas instruções estavam descritas no manual de montagem (sistema solar, barco à vela e anemômetro). Na primeira ação, a Estudante 2 identifica as dificuldades sobre o processo de desenvolvimento do robô. A aprendizagem significativa também está relacionada ao pensar sobre o fazer, atribuindo significado ao objeto, a partir do que não é mais desconhecido, quando afirma que “já tínhamos contato com as peças”. O que era desconhecido, na segunda ação, revela-se conhecido, como parte do repertório do sujeito e, contribui para a elaboração de conceitos e a construção de conhecimentos. No extrato do diário de aprendizagem da Estudante 12, identifica-se a contribuição do registro para o pensar sobre o fazer, na reflexão que vai além do construir o robô, incluindo a descrição das atividades para o entendimento do processo de montagem. A ação está no registro, na descrição, que leva à reflexão, contribuindo para as construções: “Descrever as atividades e entender as instruções de montagem propostas, nossa primeira tentativa de montagem com as instruções foi frustrada pois não utilizamos as peças corretas.” (Estudante 12) A tomada de consciência sobre o não saber se dá por meio da mediação pedagógica, motivada pela pesquisadora, para a reflexão, na descrição da ação. No pensar sobre o fazer se desenvolvemas compreensões dos sujeitos sobre as suas ações. A importância está quando, a partir desta compreensão, os sujeitos se dão conta da defasagem dos seus conhecimentos, ou seja, daquilo que não sabem, mas reconhecem nisso, oportunidades de aprendizagem. Assim, considerando que, na ação de construir robôs, é possível representar a imaginação de forma concreta e então, refletir sobre o processo de construção para compreendê-la, destaca-se aspectos relevantes sobre o fazer e a tomada de consciência sobre o não saber: a tomada de consciência surge da ação e envolve a elaboração de conceitos por meio da reflexão sobre o que se faz. Essa reflexão organiza e aprofunda a compreensão do processo, sendo mediada pela professora ou outros aprendizes. A mediação da professora, através de questionamentos sobre a montagem dos robôs e sua relação com o conhecimento dos estudantes, foi crucial para

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