Convivências e rede(s): culturas, linguagens e tecnologias na educação

289 Renati Fronza Chitolina, Luciana Backes e Cledes Antonio Casagrande identificar o que eles ainda não sabem, ajudando a reconhecer lacunas entre o fazer e a compreensão. Para Piaget (1974, p. 176) “fazer é compreender em ação uma dada situação em grau suficiente para atingir os fins propostos, e compreender é conseguir dominar, em pensamento, em relação ao porquê e ao como [...]”. Fazer e compreender são processos dependentes, são ações cognitivas de transformação, que, no contexto desta pesquisa, abrange não somente montar um robô, mas pensar o que é possível fazer com ele, quais as interações possíveis entre os robôs e os sujeitos e entre os próprios sujeitos que constroem os robôs e, o mais importante, como se aprende com eles. 3.2 Compreender o fazer enquanto estudante para se construir docente A construção do conhecimento pedagógico se dá ao longo da vida do sujeito, nas suas experiências com outros sujeitos e com o meio, pois se trata de umconhecimento inacabado, que está emconstante transformação. Construir o conhecimento pedagógico implica a compreensão das ações propostas nas práticas pedagógicas planejadas e que serão desenvolvidas com os sujeitos de aprendizagem. A tomada de consciência, segundo Piaget (1974), envolve três elementos: a intenção da ação, osmeios pelo qual é realizada e o resultado final. Assim, desenvolver a compreensão sobre o fazer vai além da análise do resultado final da ação realizada. Trata-se de analisar o processo de desenvolvimento da ação, buscando explicações do porquê e do como se desenvolveu o resultado, sendo ele desejado ou não. Percebe-se, no extrato do registro da Estudante 6, que o processo de aprendizagem vivenciado por ela, contribui para a construção do seu conhecimento pedagógico sobre a robótica educativa. Neste contexto, as ações desenvolvidas na prática pedagógica emum ambiente com robótica educativa dão sentido ao seu fazer docente, como futura professora: “Na primeira aula ao ver os legos parecia difícil e muito complexo, algo que não entenderíamos. Ao passar das aulas pude perceber o quão significativo a robótica se torna para nós enquanto profissionais da educação em formação e para as crianças, pois pode-se acompanhar todo o processo desde a montagem até as suas determinadas funções”.

RkJQdWJsaXNoZXIy MjEzNzYz