29 Janaína Mota Fidelis e Fabíola dos Santos Kucybala para que esse movimento ocorra, se fazem necessários determinados atributos docentes, bem descritos por Shulman e Shulman (2004), com os quais os membros da comunidade tenham disposição e visão para o compartilhamento e para a aprendizagemmútua, além de motivação para mudar através da reflexão acerca das diversas experiências. O sentimento de pertencimento à comunidade profissional, se faz fundamental. Nessa perspectiva, o grupo assume o compromisso com a constituição da sua própria profissão, na construção da identidade docente, dos saberes e da profissionalização. Tal constituição se dá num contexto colaborativo e crítico, de análise dos contextos vividos, relacionando teorias e mobilizando-as através das práticas pedagógicas (Piovesan; Bernardi, 2023). Em uma pesquisa brasileira pautada no modelo construtivo- -colaborativo, Reali, Tancredi e Mizukami (2016) buscaram identificar e compreender as tensões vivenciadas por formadoras (professoras experientes) ao atuarem como mentoras on-line de professoras iniciantes dos primeiros anos do Ensino Fundamental. Esse estudo constituiu uma comunidade de aprendizagem profissional, na qual professoras experientes apoiavam professoras iniciantes. Verificou- -se que a constituição da comunidade foi um processo complexo, o diálogo colaborativo possibilitou a exploração de valores, crenças e conhecimentos na perspectiva do desenvolvimento profissional. As tensões observadas, frequentemente funcionaram como alavancas para novos conhecimentos e o diálogo sobre as práticas favoreceu o abandono de modelos educativos inadequados, por vezes experienciados pelas professoras iniciantes. No processo interativo da comunidade, algumas professoras se engajarammais do que outras, expondo o que precisavam aprender e alcançando mudanças explícitas nas suas práticas docentes (Reali; Tancredi; Mizukami, 2016). Uma pesquisa similar (Evans et al., 2023), realizada nos Estados Unidos, analisou os efeitos de uma comunidade de aprendizagem on-line com futuros professores das áreas STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática). Este estudo escolheu uma plataforma específica para o suporte da comunidade, o Reddit, que consiste em uma mídia social, na qual os membros trocam conhecimentos sobre interesses compartilhados com outros membros da comunidade, por meio de postagens em discussões (Evans et al.,
RkJQdWJsaXNoZXIy MjEzNzYz