O desenvolvimento da tomada de consciência sobre o conhecimento pedagógico: formação inicial de professores 290 Trata-se de identificar nas experiências oportunidades de aprendizagem e o desenvolvimento do fazer, quando os sujeitos constroem robôs com um propósito. Isso inclui a reflexão sobre o processo de construção, analisando os meios utilizados, como a interpretação de orientações da pesquisadora ou dos manuais. Envolve a escolha de peças, diálogos, resolução de problemas na montagem e funcionamento dos robôs, surgimento de dúvidas e a conexão entre robôs e conhecimentos prévios. Ao final, o sujeito reconhece os resultados de suas ações e toma consciência do seu processo de aprendizagem. Para a Estudante 12 “Trabalhar com a robótica no contexto da sala de aula é importante e instiga a pensar e repensar sobre o que foi produzido, adaptando quando necessário e desmontar quantas vezes for necessário. Hoje melhoramos na questão da montagem, utilizamos todas as peças corretas e após considerações, tudo ocorreu como o esperado”. Isso significa que conhecer o objeto, segundo Schlemmer (2002) é agir sobre ele, o que inclui transformá-lo, deslocá-lo, ligá-lo, combiná-lo, separá-lo, tornando a montá-lo, o que consiste em compreender o fazer. Trata-se “do exercício da experiência, a qual é adquirida na ação realizada sobre o objeto” (Schlemmer, 2002, p. 41) que contribui para compreender o fazer. Por fim, há uma expectativa em relação ao objeto final, quando a estudante aponta que “tudo ocorreu como o esperado”. Na construção do conhecimento pedagógico, a tomada de consciência se faz presente, quando o sujeito identifica o objeto, o caminho que percorreu para alcançá-lo e, para além, sabe onde quer chegar no que considera o final do processo. Além disso, a tomada de consciência sobre os não saberes, conforme discutido na categoria anterior, também é parte da construção do conhecimento pedagógico. O registro da Estudante 8 possibilita identificar a relação do sujeito entre o compreender o novo, o desconhecido e os desafios por ele enfrentados quando se tem expectativas sobre os resultados: “Como nunca tive contato com a robótica antes, a primeira aula pareceu assustadora e difícil. Pensar em como montar todas essas peças que ali estavam, e o mais importante, montá-las corretamente, pois se trocá-las de lugar já dá errado.” A Estudante 8 reconhece a evolução da sua aprendizagem, no momento em que reflete sobre o seu papel como sujeito aprendente
RkJQdWJsaXNoZXIy MjEzNzYz