291 Renati Fronza Chitolina, Luciana Backes e Cledes Antonio Casagrande e do professor como mediador, no desenvolvimento das atividades propostas, afirma que: “Ao passar das aulas isso foi se tornando algo simples e muito divertido. Hoje fazer a montagem de algo é rápido, pois já nos adaptamos com esse sistema e o que deve ser seguido. Para nós, futuras pedagogas é fundamental ter esse conhecimento, para poder ofertar isso para as crianças, pois se nós adultas nos divertimos e aprendemos muito, as crianças irão adorar e com certeza, ampliarão seus conhecimentos de forma muito divertida.” A estudante, reconhece a evolução da aprendizagem, identifica a importância da experiência no ambiente de aprendizagem com robótica na construção do seu conhecimento pedagógico, pois manifesta a sua satisfação como participante, compreende potencialidade existente na vivência, como parte constituinte para a sua prática como futura docente. A compreensão do fazer pelo sujeito, enquanto estudante, passa pela reflexão sobre as suas ações. Essa reflexão ocorre na relação dialógica entre sujeitos de aprendizagem, e, entre sujeito de aprendizagem e objeto do conhecimento, e contempla o pensar sobre a intenção e os meios para o desenvolvimento da prática pedagógica, transitando pelo confronto de resultados obtidos. Compreender o fazer, enquanto estudante, como docente em construção, possibilita criar caminhos para a reconstrução das práticas pedagógicas que serão planejadas e desenvolvidas pelos sujeitos, quando estes forem professores. 3.3 Desenvolver a tomada de consciência nas relações entre sujeitos, objetos e o ambiente de aprendizagem Para identificar o desenvolvimento da consciência das estudantes com base nos registros de suas experiências, considera-se que o saber fazer inicial é a base para as interações entre sujeito, objeto e ambiente. A construção de novos conhecimentos surge das perturbações do contexto, ativando conhecimentos prévios e provocando interações para superá-las. No ambiente de aprendizagem, isso ocorre por meio de reflexões em diferentes níveis de consciência. A tomada de consciência envolve a compreensão do esquema da ação, que abrange início, meio e fim. A ação começa quando
RkJQdWJsaXNoZXIy MjEzNzYz