Convivências e rede(s): culturas, linguagens e tecnologias na educação

O desenvolvimento da tomada de consciência sobre o conhecimento pedagógico: formação inicial de professores 292 o sujeito modifica o ambiente ao receber desafios de montagem de robôs, interpretá-los e iniciar a construção. O processo segue com a interpretação do manual, separação de peças, montagem e testes. A ação se conclui quando o robô é montado e funciona conforme o planejado. Segundo Piaget (1977, p. 197) “a tomada de consciência de um esquema de ação o transforma num conceito, essa tomada de consciência, constitui portanto, uma conceituação”. A participação na experiência evidencia o potencial da robótica para o trabalho em grupo e cooperação, ao reconhecer-se como aprendiz e compreender seu processo por meio da vivência. Isso reflete a tomada de consciência ao construir o robô, essencial para formar o conceito de robótica como ambiente de aprendizagem. O ambiente possibilita o aprendizado através da interação com o outro e com o meio, transformando sujeitos, objetos e o próprio ambiente. O desenvolvimento da consciência se dá nas relações entre sujeitos, objetos e o ambiente, considerando a compreensão das ações, intenções, meios e resultados. Ao tomar consciência de seu processo de construção de conhecimento, o sujeito pode reconstruir seu fazer e revisar seu entendimento, identificando lacunas e aproveitando novas oportunidades de aprendizado. 4 CONSIDERAÇÕES FINAIS Neste estudo, para compreender o desenvolvimento da tomada de consciência dos sujeitos sobre a construção do conhecimento pedagógico, o ambiente de aprendizagem com robótica educativa configurou-se como meio fundamental. Nessa perspectiva, a análise dos dados contribuiu para o entendimento sobre o desenvolvimento da tomada de consciência na construção do conhecimento pedagógico, a partir da reflexão sobre as ações do sujeito e do seu papel como aprendente. Esse desenvolvimento contempla a reflexão do sujeito sobre o seu fazer, a partir da ressignificação das práticas pedagógicas desenvolvidas neste ambiente de aprendizagem, oportunizando ao estudante dar-se conta das defasagens dos seus conhecimentos e reconhecendo nas situações concretas e problematizadas as oportunidades de aprendizagem.

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