Convivências e rede(s): culturas, linguagens e tecnologias na educação

293 Renati Fronza Chitolina, Luciana Backes e Cledes Antonio Casagrande Na origem da tomada de consciência está a ação. A partir das ações, ou seja, do fazer do sujeito, desenvolvem-se reflexões que contribuem para a compreensão das ações considerando a sua intenção, os meios pelos quais são realizadas e os resultados alcançados. A reflexão ocorre pela mediação da professora pesquisadora, com base nas perturbações que desestabilizam os sujeitos. Nas reflexões dos sujeitos sobre as suas ações, se desenvolve a tomada de consciência por meio da compreensão de como se dá a construção do conhecimento pedagógico e da sistematização dos conceitos. O conhecimento pedagógico contempla a compreensão sobre o processo de aprendizagem, a problematização do conhecimento, o contexto e o cotidiano, o levantamento de hipóteses pelos sujeitos e a articulação das diferentes áreas do conhecimento. É na tomada de consciência que os sujeitos elaboram o caminho para a sua construção como docentes. REFERÊNCIAS BACKES, Luciana; SCHLEMMER, Eliane. Práticas pedagógicas na perspectiva do hibridismo tecnológico digital. Revista Diálogo Educacional , v. 13, p. 243-266, 2013. Disponível em: https://www. redalyc.org/pdf/1891/189126039012.pdf Acesso em: 10 dez. 2024. BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. 4. ed. Lisboa: Edições 70, 2010. BECKER, Fernando. Educação e Construção do Conhecimento. 2. ed. Porto Alegre: Penso, 2012. BECKER, Fernando. A Epistemologia do Professor: o cotidiano da escola. 15. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2012. CHITOLINA, Renati Fronza. A robótica educativa e a construção do conhecimento pedagógico na formação inicial de professores. 2020. Tese (Doutorado em Educação). Programa de Pós Graduação em Educação, Universidade La Salle. Disponível em: http://hdl. handle.net/11690/1436. Acesso em 05 setembro 2024.

RkJQdWJsaXNoZXIy MjEzNzYz