O desenvolvimento da tomada de consciência sobre o conhecimento pedagógico: formação inicial de professores 294 MILL, Daniel; CÉSAR, Danilo. Robótica pedagógica livre: sobre inclusão sócio-digital e democratização do conhecimento. Perspectiva, Florianópolis, v. 27, n. 1, p. 217-248, abr. 2010. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/perspectiva/article/view/2175795X.2009v2 7n1p217/12299. Acesso em: 03 maio 2020. PAPERT, Seymour. A máquina das crianças: repensando a escola na era da informática. Porto Alegre: Artmed, 2008. PIAGET, Jean. Desenvolvimento e Aprendizagem. In: LAVATTELLY, C. S.; STENDLER, F. Reading in child behavior and development. New York: Hartcourt Brace Janovich, 1972. PIAGET, Jean. A Tomada de Consciência. São Paulo: EDUSP Melhoramentos, 1977. PIAGET, Jean. Fazer e Compreender. São Paulo: EDUSP Melhoramentos, 1978. PIAGET, Jean. Abstração Reflexionante: relações lógico-aritméticas e ordem das relações espaciais. Porto Alegre: Artmed, 1995. PIAGET, Jean. Biologia e Conhecimento: ensaio sobre as relações orgânicas e os processos cognoscitivos. 2. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 1996. PIAGET, Jean. Epistemologia Genética. 4. ed. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2012. SCHLEMMER, Eliane. AVA: Um ambiente de convivência interacionista sistêmico para comunidades virtuais na cultura da aprendizagem. 2002. Tese (Doutorado em Informática na Educação)- Programa de Pós Graduação em Informática na Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2002. Disponível em: https://gpedunisinos.files.wordpress.com/2009/04/ tese_eliane.pdf. Acesso em: 20 jun. 2017. SCHLEMMER, Eliane. A Aprendizagem emMundos Virtuais: Viver e Conviver na Virtualidade. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO: A EDUCAÇÃO NAS FRONTEIRAS DO HUMANO, 1., 2005, São Leopoldo. Anais … São Leopoldo, 2005. THIOLLENT, Michael. Metodologia da pesquisa-ação. 18. ed. São Paulo: Cortez, 2011.
RkJQdWJsaXNoZXIy MjEzNzYz