297 Janaína Mota Fidelis, Naidi Carmen Gabriel, Fabiane Aparecida Parcianello de Almeida e Eduardo Lorini Carneiro produzimos poluição, que incide nessa malha trazendo reações para a dinâmica da população, do ecossistema, da economia, etc. Este raciocínio nos leva a pensar na continuidade após a morte. Não no sentido poético e espiritual, mas no sentido físico, pois aomorrer toma-se outra forma. Se cremado, o ser torna-se cinzas, que podem ser jogadas no mar, se integrar à água e ser ingerido por outros seres vivos. Se enterrado, se torna fomento para o solo e assim, segue existindo com outra função no ecossistema, que tem muito de nós e muito dos que vieramantes de nós, sejameles seres vivos, inanimados oumáquinas, dentre outras existências que podem surgir no mundo. No que diz respeito deste e-book, os autores e autoras tramaram pontos na malha do viver e conviver pedagógico, interligando conceitos sobre as Tecnologias Digitais, a Formação de Professores, a Educação Online ou OnLIFE. Assim como a Contação de Histórias, Literaturalização das Ciências e as Práticas Pedagógicas, constituindo uma rede de conhecimentos e ressignificações com histórias de vida, do aprender, do conviver e do interagir. No movimento de cada capítulo foi configurado um ecossistema para aprendizagens, apresentando as interações mútuas e sustentáveis, estabelecidas em um contexto único, porém articuladas entre si. Autores e autoras buscaram caminhos para refletir sobre a educação, promovendo diálogos constantes entre os participantes desse ecossistema. Problematizaram suas práticas pedagógicas sob um olhar ecológico, delineando uma visão sistêmica de que tudo está conectado e a aprendizagem não ocorre de maneira fragmentada. Os autores e autoras, com suas histórias de vida, inseridos em um contexto, estão interconectados, constroem conhecimento nas interações e criam conexões com outros seres. Conceitos foram interligados, propiciando um diálogo constante a partir das interações entre todos e todas e em congruência com o meio, nas dimensões política, social, cultural e econômica, constituindo um ecossistema para aprendizagem. Essas interações se deram em diferentes contextos, estabelecendo uma relação sem hierarquias e ecologicamente constituída, em que cada componente coexiste de forma independente (Almeida, 2023)6. 6 ALMEIDA, F. O ecossistema para aprendizagens no processo de alfabetização: recontextualização das ciências.2023. 151 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade La Salle, Canoas, 2023. Disponível em: http://hdl. handle.net/11690/3818. Acesso em: 21 nov. 2024.
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