A malha do pensamento ecológico 298 Em cada capítulo o conhecimento foi construído com base no próprio lugar no qual a aprendizagem ocorreu, isto é, do espaço configurado no ecossistema que os seres humanos estavam inseridos – a sua geografia, a sua história, a cultura das comunidades do entorno (Capra, 2006)7. Observamos que houve interligações, uma coisa fez parte da outra, algo existiu e existe emrelação a outra coisa. Fazemos parte de um ecossistema que integra os seres humanos constituídos das suas experiências de vida, as relações sociais, as aprendizagens, os conhecimentos e as relações desses com a natureza. Aprendemos uns com os outros na interação e em congruência com o meio, tramamos nossas inquietações na pesquisa científica para buscar respostas e formular outras perguntas. Nesse movimento, nós nos construímos como professores, pesquisadores, alunos e seres humanos que possuem o compromisso com o viver e o conviver, a partir de uma educação sustentável. Iniciamos este texto com a metáfora de que cada capítulo aqui é um ponto configurado e tecido em uma malha. Encerramos, ainda, na perspectiva de que este e-book como um todo configura um ponto maior, disposto em uma malha mais ampla, tecida no bojo do Grupo de Pesquisa Convivência e Tecnologias Digitais na Contemporaneidade – COTEDIC/CNPq, junto a diversos outros pesquisadores, contribuem, em suas diferentes escalas e ecossistemas, com uma educação pautada pelas relações entre os seres humanos, os vivos e os inanimados e as tecnologias. A malha segue se transformando. 7 CAPRA, Fritjof. Alfabetização ecológica: a educação das crianças para um mundo sustentável. São Paulo: Cultrix, 2006.
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