Convivências e rede(s): culturas, linguagens e tecnologias na educação

Configuração de redes à luz das comunidades de professores aprendizes e das rodas de conversa 30 2023). O Reddit desta comunidade foi restrito a 36 futuros professores que participaram da pesquisa (grupo privado). Os resultados demonstraram algumas potencialidades e desafios. O Reddit foi potente para a constituição de uma comunidade ativa e robusta, servindo como repositório para os futuros professores. Os futuros professores demonstraram desejo de pertencer a uma comunidade, na qual podiam ter interações significativas. Um grande desafio nesse processo, foi envolver os futuros professores em uma rede ativa fora do horário de aula, visto das outras atribuições que os indivíduos têm a cumprir, que não somente a participação na comunidade (Evans et al., 2023). Percebe-se com isso, que as comunidades de aprendizagem necessitam do engajamento para que possam se constituir efetivamente, e por vezes, esse engajamento pode encontrar barreiras nas multitarefas que os sujeitos constituintes da comunidade têm a cumprir, limitando seu tempo de participação. Por outro lado, as Rodas de Conversa trazem uma forma de envolvimento distinta, sendo atravessadas pelos diferentes significados e temas despertados por cada participante. Para Warschauer (2018) ao propor encontros por meio das Rodas há um maior entrelaçamento dos significados individuais e, à medida que as interações ampliam-se, vão sendo criados significados comuns entre os sujeitos. Em muitos casos, as Rodas de Conversa são associadas também ao registro e à escrita, onde os participantes são incentivados a refletir sobre sua prática por meio da construção de narrativas, diários de campo, escrita de histórias da sala de aula e da vida. Warschauer (2022) compara o registro diário da prática ao artesanato intelectual, pois ajuda a construir memórias compreensivas e recordações do aprendizado, importantes para novas aprendizagens. Além disso, “este espaço-tempo para a escrita da leitura do vivido auxilia a observação e a reflexão porque, a partir de vivências expostas no papel, é possível adquirir certa distância delas, necessária para o ato reflexivo” (Waschauer, 2022, p. 93). É o caso do estudo de Albuquerque e Galiazzi (2011), que utilizam as Rodas de Conversa com professores em processo de formação inicial em Química, na Universidade Federal do Rio Grande, para incentivar a escrita de preocupações com relação à sala de aula e ao registro de ideias, saberes, sugestões e dúvidas. Por meio do registro escrito os

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