31 Janaína Mota Fidelis e Fabíola dos Santos Kucybala participantes tiveram a possibilidade de refletir sobre o processo de formação, planejar suas ações e expor suas concepções ao projetar o futuro. Em outra pesquisa realizada na região de Restinga Seca, Rio Grande de Sul (Lopes, 2012), as Rodas de Conversa foram utilizadas como objetivo de conhecer os elementos que sustentama política do território e da educação do Programa Brasil Quilombola, a partir da análise da questão social, cultural, econômica e política. As rodas de conversa, assim como os saberes práticos que brotam do território, foram incorporados como importantes estratégias de compreensão da educação escolar quilombola. Nessa dinâmica formativa, as escolas passaram por duas posições: a que “vem de dentro” da comunidade, intitulada pelo pesquisador como saber local; e a que vem de “fora”, que seria a formação continuada. Em ambas as dinâmicas as relações pedagógicas se completam com os saberes quilombolas que brotam da terra. Entre os resultados, os aspectos estabelecidos demonstraramque as rodas de conversa se apresentaramcomo uma possibilidade de “[...] democratização da palavra, da ação e da gestão participativa do poder” (Lopes, 2012, p. 199). Além disso, as Rodas servirampara construir narrativas nas quais os envolvidos puderam contar a sua história, relacionar memórias, acontecimentos, sentimentos para escrever o seumundo e os seus fatos, de forma a tramar uma rede que dá unicidade ao que cada sujeito fala. Ao encontro dessa pesquisa, Bedin e Del Pino (2018) apresentaram uma intervenção pedagógica que utiliza as interações em Rodas de Conversa como espaço de formação. As Rodas foram propostas para fortalecer e aprimorar a formação inicial e continuada de professores da área de química de uma universidade privada, na região metropolitana de Porto Alegre, Rio Grande do Sul. Os espaços de formação promovidos a partir das Rodas de Conversa, serviram para que os participantes pudessem discutir, pesquisar e articular saberes acerca dos processos de ensinar e aprender química. Como resultados, além do desenvolvimento e construção de aspectos práticos, como discussão de metodologias docentes, construção de materiais didáticos e alternativos, desenvolvimento de microaulas e ambientes de aprendizagem, as Rodas de Conversa, constituíram-se como um processo coletivo de ação-reflexão-ação do que é ser professor. Diante dessas interações e intervenções,
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