Configuração de redes à luz das comunidades de professores aprendizes e das rodas de conversa 32 o estudo evidenciou que, ao participar das Rodas, os professores tiveram a possibilidade de aprimorar sua formação, nas dimensões pedagógica e epistemológica, e se reconhecerem como condutores de sua ação. Embora as Rodas de Conversa constituem-se como uma importante oportunidade para aproximar os professores, instigá-los a refletir sobre o cotidiano e a prática docente, Warschauer (2018) aponta que às vezes falta vitalidade e entusiasmo ao grupo. Além disso, no caso de Rodas com os professores acrescenta-se a essas dificuldades a abertura às mudanças e a não participação e/ou desmotivação docente com relação à formação pedagógica. 4 CONSIDERAÇÕES FINAIS Ao finalizar este capítulo que buscou entrelaçar reflexões sobre as convivências docentes através dos conceitos de Comunidades de Professores Aprendizes e de Rodas de Conversa, corroborou-se aproximações e distinções entre estas constituições de redes de convivência docente. Enquanto as Comunidades de Professores Aprendizes podem se constituir em tempos e espaços tanto presenciais quanto virtuais e buscam num fio condutor consolidar uma comunidade profissional com o objetivo comum de qualificar a prática docente, as Rodas de Conversa podem ser propostas como estratégia de diálogo, num processo de contar/ouvir/ressignificar (Lopes, 2012) e como um caminho que auxilie a problematização da prática e a busca pelo saber partilhado entre os envolvidos. De uma maneira geral, os estudos que propõem as Rodas de Conversa como um espaço de convivência, trouxeram que a força do trabalho coletivo, incutido nessa proposta, representa uma forma de pensar, sentir e fazer a formação docente. Ao colocar-se a ver, falar e ouvir o outro, a indagar e discutir, redes de relações vão se instituindo, o que contribui para a constituição do “saber” e do “ser” professor e para a construção de narrativas pedagógicas voltadas à prática e ao cotidiano escolar. Além disso, a utilização do registro, seja ele escrito ou não, auxilia os professores a rememorar fatos, saberes, reflexões, bem como o conhecimento de situações, histórias, diálogos e práticas pedagógicas. Entre os principais desafios das
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