33 Janaína Mota Fidelis e Fabíola dos Santos Kucybala Rodas de Conversa, está a dificuldade em enxergar e lidar com os vários pontos de vista, a abertura às mudanças e a não participação e/ou desmotivação docente, principalmente no que se refere à formação pedagógica. Embora estes desafios estejam presentes, as Rodas constituem-se ainda como uma possibilidade importante para aproximar os professores, instigá-los a refletir não somente sobre o cotidiano, mas sobre os seus anseios, angústias, dificuldades e experiências escolares. Com certas aproximações e distanciamentos com relação às Rodas de Conversa, os estudos que conceituaram ou mesmo constituíram de modo prático uma Comunidade de Professores Aprendizes, trouxeram algumas constatações reveladoras. Entre elas, a necessidade do engajamento e pertencimento docente para a real construção de uma rede de convivência que incida de maneira eficaz, visando qualificar a prática pedagógica. Outrossim, um desafio para a constituição das comunidades de aprendizagem são as multitarefas desenvolvidas por professores ou mesmo futuros professores. Por vezes, os demais compromissos e a agenda docente ou acadêmica transpõem barreiras para a efetiva participação e interação na comunidade. Contudo, quando se percebe a potencialidade do compartilhamento de experiências pautadas emdiscussões teóricas para o planejamento sobre a ação, esse engajamento se torna natural e significativo para os docentes. Em ambas as propostas apresentadas neste capítulo, os conhecimentos são construídos por meio da interação. Conforme discutido por Maturana e Varella (2001), toda interação resulta no encontro entre os que interagem e à medida que esses encontros acontecem, mudanças entre os participantes podem ser desencadeadas. Nesse sentido, na interação com outros indivíduos e com o meio, estamos em contínua mudança estrutural espontânea e reativa. Além disso, o diálogo e a compreensão das convivências existentes nomeio docente são fundamentais para compreender as relações entre o conhecimento e sua aplicabilidade no cotidiano escolar. Da mesma forma, as convivências entre os docentes oportunizadas pelas Comunidades de Professores Aprendizes e pelas Rodas de Conversa, podem configurar-se como um meio eficaz de reflexão e (re)construção de conhecimentos.
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