Convivências e rede(s): culturas, linguagens e tecnologias na educação

Configuração de redes à luz das comunidades de professores aprendizes e das rodas de conversa 34 REFERÊNCIAS ALBUQUERQUE, F. M.; GALIAZZI, M. C. A formação do professor em Rodas de Formação. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Brasília, v. 92, n. 231, p. 386-398, maio/ago. 2011. DOI: https://doi. org/10.24109/2176-6681.rbep.92i231.550 Acesso em: 08 set. 2024. ANDRÉ, M. Políticas de formação continuada e de inserção à docência no brasil. Educação Unisinos, v. 19, n. 1, p. 34 – 44, 2015. DOI: 10.4013/edu.2015.191.03 Acesso em: 02 set. 2024. BEDIN, E.; DEL PINO, J. C. Interações e intercessões em rodas de conversa: espaços de formação inicial docente. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Brasília, v. 99, n. 251, p. 222-238, jan./abr. 2018. DOI: https://doi.org/10.24109/2176-6681.rbep.99i251.3383 Acesso em: 05. set. 2024. BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Resolução CNE/CP n. 2, de 1 julho de 2015. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior (cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados e cursos de segunda licenciatura) e para a formação continuada. Brasília, DF: MEC/CNE, 2015. Disponível em: http:// portal.mec.gov.br/docman/agosto-2017-pdf/70431-res-cne-cp-002- 03072015-pdf/file Acesso em: 20 mai. 2023. BROWN, A. L.; CAMPIONE, J. C. Fostering a community of learners: a proposal submitted to the Andrew W. Mellon Foundation. Berkeley: Universidade da Califórnia, 1992. COCHRAN-SMITH, M.; LYTLE, S. L. Teacher learning communities. GUTHRIE, James (Ed.). Encyclopedia of Education. New York: Macmillan, 2002. EVANS, M.; TROLLI, E.; PIERSON, A.; TILAK, S. Designing courses with sustainable virtual learning communities: a STEM teacher candidate course that extends beyond higher education. Journal of Computing in Higher Education, 2023. DOI: https://doi. org/10.1007/s12528-023-09391-0 Acesso em: 05. set. 2024. GATTI, B. A. Didática e formação de professores: provocações. Cadernos de Pesquisa, v. 47, n. 166, p.1150-1164. 2017. DOI: https://doi.org/10.1590/198053144349 Acesso em: 04. mar. 2024.

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