Convivências e rede(s): culturas, linguagens e tecnologias na educação

35 Janaína Mota Fidelis e Fabíola dos Santos Kucybala GATTI, B. A. Duas décadas do século XXI: e a formação de professores? Rev. Int. de Formação de Professores (RIFP), Itapetininga, v.7, e002009, p. 1 – 15, 2022. Disponível em: https:// periodicoscienti ficos.itp.ifsp.edu.br/index.php/rifp/article/ download/763/367/2856 Acesso em: 04 mar. 2024.. IMBERNÓN, F. Formação continuada de professores. Juliana dos Santos Padilha (trad.). Porto Alegre: Artmed, 2010. LOPES, D. L. “Rodas de Conversa” e educação escolar quilombola: arte do falar saber fazer: o programa Brasil quilombola em Restinga Seca/RS. 2012. 253 f. Tese (Doutorado) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2012. Disponível em: http://hdl. handle.net/10183/69932 Acesso em: 02 set. 2024. MALIZIA, P. Comunidades virtuais de aprendizagem e de prática. SCHLEMER, E.; MALIZIA, P.; BACKES, L.; MORETTI, G. (Org.). Comunidades de aprendizagem e de prática no metaverso. São Paulo: Cortez, 2012. p. 25 – 59. MATURANA, H. R.; VARELA, F. J. A árvore do conhecimento: as bases biológicas da compreensão humana. São Paulo: Palas Athena, 2001. PIOVESAN, J. C.; BERNARDI, L. T. M. S. Formação continuada docente como lugar de experiências: comunidade de aprendizagem e as lições da pandemia de Covid-19. Roteiro, v. 48, p. 1 – 23, 2023. DOI: https://doi.org/10.18593/r.v48.30657 Acesso em: 02 set. 2024. PIOVEZAN, J. C.; BERNARDI, L. T. M. S. Formação continuada docente como lugar de experiências: comunidade de aprendizagem e as lições da pandemia da Covid-19. Roteiro, Joaçaba, v. 48, p. 1 – 23, 2023. DOI: https://doi.org/10.18593/r.v48.30657 Acesso em: 02 set. 2024. REALI, A. M. R.; TANCREDI, R. M. S. P.; MIZUKAMI, M. G. N. Comunidade de aprendizagem profissional: tensões nos processos de desenvolvimento profissional de mentoras. Educação, Porto Alegre, v. 39, n. 1, p. 121 – 132, 2016. DOI: http://dx.doi. org/10.15448/1981-2582.2016.1.14500 Acesso em: 02 set. 2024.

RkJQdWJsaXNoZXIy MjEzNzYz