37 A LITERATURALIZAÇÃO DAS CIÊNCIAS ARTICULADA À CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS E AO TEATRO Juliani Menezes dos Reis1 Antonio Filipe Maciel Szezecinski2 RESUMO: Este capítulo discute e reflete sobre a literaturalização das ciências em articulação com a contação de histórias e o desenvolvimento de peças de teatro, para a construção do conhecimento. O objetivo do estudo é construir conhecimentos a partir de uma proposta pedagógica que explore os conceitos da literaturalização das ciências, da contação de histórias e do teatro, com estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental, contemplando, de forma interdisciplinar, os conhecimentos das disciplinas de Língua Portuguesa, História e Artes. A partir das pesquisas desenvolvidas por Reis (2022) e Szezecinski (2023), foi criada a proposta pedagógica relacionando os conhecimentos abordados do folclore gaúcho e contemplando objetos de conhecimento de Língua Portuguesa, História e Artes, fundamentados na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), de forma que contribuampara a construção do conhecimento e o processo de aprendizagem dos estudantes participantes. Por meio da história recontada do Negrinho do Pastoreio, a proposta pedagógica convida professores e alunos a uma co-criação,assim como a ressignificação da lenda e o desenvolvimento da autonomia, autoria, protagonismo, cooperação e criatividade, na contação de história e no teatro. Neste contexto, este capítulo propõe um estudo teórico, apresentando possibilidades de construir conhecimentos por meio da literaturalização das ciências. 1 Doutora em Educação pela Universidade La Salle. Membro do Grupo de Pesquisa COTEDIC UNILASALLE/CNPq. Bibliotecária na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. E-mail: juliani.reis@ufrgs.br 2 Doutor em Educação pela Universidade La Salle. Membro do Grupo de Pesquisa COTEDIC UNILASALLE/CNPq. Professor de língua inglesa nos Anos Iniciais e Finais do Colégio La Salle Esteio. E-mail: antonio.filipe@lasalle.org.br DOI: https://doi.org/10.29327/5457639.1-3
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