Convivências e rede(s): culturas, linguagens e tecnologias na educação

A literaturalização das ciências articulada à contação de histórias e ao teatro 40 2 DA CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS E DO TEATRO À LITERATURALIZAÇÃO DAS CIÊNCIAS Quando tratamos da contação de histórias estamos falando de um campo amplo. Na realidade de uma sala de aula, a contação de histórias é associada à exploração de um livro para leitura com os estudantes (Busatto, 2003). Ela se dá de variadas maneiras, que vão muito alémdo folhear das páginas de um livro de histórias. Não existe uma forma correta de se contar histórias, mas aquela na qual nos sentimos mais à vontade. São múltiplas as formas que uma história pode ser contada, seja por meio de uma roda de música, passando pelos palcos de um teatro ou mesmo em simples interações cotidianas – entre alunos e alunos, professores e alunos, entre professores e professores e todos juntos. De acordo com Szezecinski (2023), explorar a potência imaginativa e criativa das crianças, por meio da contação de histórias, proporciona diversos fatores benéficos ao seu desenvolvimento. A partir do momento em que as crianças interagem oralmente com as histórias são encorajadas a apreciar um amor natural às palavras e a todo o conjunto que as compõem (Denman, 1994), fazendo com que haja conexão vital na aquisição linguística, por meio da leitura e da escrita. Nesse sentido, são importantes as reflexões sobre como as fronteiras da imaginação são exploradas e expandidas. A importância de se trabalhar com a imaginação e a criatividade no processo de construção do conhecimento é vital, pois, como observa Rodari (1982, p. 20), a imaginação “[...] não é uma faculdade qualquer, separada da mente: é a própria mente, na sua interação, a qual, solicitada, por uma atividade mais que por outra, serve-se sempre dos mesmos procedimentos”. Egan (1989, p. 2) pontua que “[a imaginação] é, afinal, algo difícil de conseguir qualquer suporte claro”. Contudo, a partir do momento em que as histórias são trazidas à luz, como uma forma de atingir os objetivos de uma aula, estas instigam a curiosidade e imaginação das crianças. Dessa forma, trabalhar com a contação de histórias na sala de aula contribui para o desenvolvimento da autonomia, da autoria, do protagonismo e criatividade dos alunos em seu processo de aprendizagem, alémde proporcionar a sensação de ser artista.

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